Em que consiste o processo de imantação de um corpo?

Perguntado por: irezende . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

O processo de imantação consiste em magnetizar um material que naturalmente não possui características de ímã. Teoricamente, qualquer material pode ser imantado, porém, os materiais classificados como ferromagnéticos, como ferro e níquel, são imantados com mais facilidade.

A imantação ou magnetização é o termo que se usa para descrever um imã de geladeira e a agulha de uma bússola. Quando submetidos a um campo magnético, os materiais imantados sofrem um torque, ou seja, um momento de força, para orientá-los na direção do campo.

Há dois tipos de ímãs: o ímã natural, que é encontrado na natureza; e o ímã artificial, que é aquele que resulta de fabricação feita mediante a utilização de materiais que possuem propriedades magnéticas. Esse processo é chamado de imantação.

No caso dos materiais ferromagnéticos, isso pode ser obtido por meio de aquecimento do material, fazendo com que seus átomos e seus domínios magnéticos fiquem fora de alinhamento. A temperatura mínima em que ocorre a desmagnetização de um material é denominada de temperatura Curie, e, para o ferro, ela é de 770o C.

De maneira geral, o magnetismo estuda a movimentação dessa corrente de átomos ou partículas de elétrons, prótons ou nêutrons, presentes nos campos magnéticos que produzem efeitos de atração ou repulsão a partir de suas cargas elétricas. Com essa movimentação, é possível produzir o efeito magnético e elétrico.

Imantação é o processo de tornar um metal ferromagnético em um ímã(alinhar os ímãs elementares do metal para adquirirem propriedades magnéticas), é o mesmo que ocorre com a agulha das bússolas; para imantar é necessário a presença do metal com o ímã durante certo período, pode também imantar com o auxílio de passagem ...

1 Que se magnetizou. 2 Que passou por processo de magnetização; imantado. 3 fig Que está atraído e fascinado.

2 sinônimos de imantar para 1 sentido da palavra imantar: 1 magnetizar, imanizar.

Materiais magnéticos são aqueles que possuem naturalmente propriedades de atração ou repulsão sobre outros materiais. Por exemplo: ferro, níquel, cobalto, ferrita.

O campo magnético produzido pelo ímã imanta o ferro de forma que os seus ímãs elementares se alinham no sentido do campo que é aplicado, ou seja, o ferro se transforma em um ímã, ocorrendo dessa forma a atração entre ferro e ímã.

Se um ímã for aquecido acima da sua Temperatura Curie (310°C (ou 590°F)), perderão todas as suas propriedades magnéticas.

Um ímã possui algumas propriedades como capacidade de atrair alguns metais, atração e repulsão de polos magnéticos, alinhamento com os polos geográficos da Terra e inseparabilidade dos polos magnéticos. Os polos magnéticos são as partes localizadas nas extremidades dos ímãs.

Os imãs possuem dois pólos magnéticos, chamados de pólo norte e pólo sul, em torno dos quais existe um campo magnético. Seguindo a regra da atração entre opostos, comum na física, o pólo norte e o sul de dois imãs se atraem mutuamente.

Os ímãs não atraem qualquer metal, pois a grande maioria dos metais não responde em magnetostática; Entre os poucos metais que respondem a magnetostática estão o ferro, o cobalto e o níquel.

A separação magnética, também conhecida como imantação, é um método de separação de misturas heterogêneas sólidas. Dentre as substâncias misturadas, uma delas apresenta propriedades magnéticas, tais como cobalto, ferro e níquel, o que torna possível a utilização do método.

Quando aquecemos um ímã ele perde suas propriedades magnéticas. São aparelhos que servem para a orientação dos viajantes, que usam como ponteiro uma agulha magnetizada, ou seja, se comportando como um ímã.

De acordo com esse cientista, além dos possíveis efeitos que teriam em humanos, como alterações no ritmo cardíaco e no nível de adrenalina, mudanças na circulação sangüínea, entre outros, as tempestades magnéticas também provocam auroras boreais e austrais, que dificultam o correto funcionamento das redes de ...

A imantação é o processo pelo qual um material que não possui características magnéticas torna-se um ímã. Materiais como ferro e ligas metálicas compostas de alumínio, níquel, cobre e cobalto apresentam baixa resistência à imantação e são frequentemente utilizados na composição de ímãs permanentes.

Os imãs, criam um campo eletromagnético que aumenta a circulação do sangue na área aplicada, diminuindo as dores, inflamações e aumentando o poder de alto-cura de forma natural.

Objetos que o ímã atraí: Os metais que podem ser atraídos pelos ímãs são mais conhecidos como ferromagnéticos, que são Ferro (Fe), Cobalto (Co), Níquel (Ni) ou ligas que contenham em alguma capacidade os que foram listados, mas variando sua atração magnética de acordo com a concentração.