Em que cidade nasceu o sertanejo?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

Música sertaneja é um gênero musical que tem sua origem no sertão do Brasil. Por sua parte, a música caipira seria aquela desenvolvida na zona rural de São Paulo, mais especificamente ao longo do rio Tietê.

Sertanejo Raiz (1910-1940)
A canção que tem marcada com a primeira música sertaneja é Jorginho do Sertão, sendo gravada pelo jornalista Cornélio Pires, em 1929. Na composição, ela aborda o dia a dia na roça que a grande maioria vivenciava naquela época.

No entanto, de acordo com os estudiosos e historiadores, as primeiras composições de fato classificadas como sertanejo só apareceram no Brasil em 1929, com o pesquisador, escritor, compositor e humorista Cornélio Pires.

O sertanejo é uma figura típica do Nordeste brasileiro, resultante do contacto entre a população branca e os indígenas, que deu origem a uma população mestiça, a dos sertanejos. O vaqueiro nordestino, baiano, piauense ou cearense encarna o sertão.

Goiânia

Goiânia é a capital da cultura sertaneja no século 21 - 04/02/2023 - Gustavo Alonso - Folha.

Mandi & Sorocabinha

História. A primeira dupla sertaneja era formada por Mandi & Sorocabinha. Já a primeira dupla a gravar um disco foi Mariano e Caçula, pai e tio respectivamente do sanfoneiro Caçulinha, no ano de 1929: foi a moda de viola "Jorginho do Sertão", composição de Cornélio Pires.

Mas a cultura sertaneja vai além da música e envolve costumes, pratos típicos e indumentárias, como as peças de couro. Na música, tudo começou com a exaltação da vida do homem do campo nas cidades do interior do Brasil e na periferia urbana, especialmente de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná.

A cultura sertaneja tem indumentária, costumes e comidas típicas, mas encontra sua representação mais notória na musica. Ritmo que representa a vida do homem do campo e da periferia urbana, os hábitos representam estados como São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso.

Sertanejo raiz (ou música caipira) Sertanejo romântico. Sertanejo dançante.

1 – Tristeza do Jeca (1918)

O sertanejo se tornou popular no interior de estados brasileiros como Minas Gerais, Goiás e Matogrosso do Sul. No final dos anos 90, expandiu-se para áreas urbanas e capitais como São Paulo e Belo Horizonte, tornando-se o estilo musical mais consumido e lucrativo do país.

Mandi & Sorocabinha

A primeira dupla sertaneja era formada por Mandi & Sorocabinha. Já a primeira dupla a gravar um disco foi Mariano e Caçula, pai e tio respectivamente do sanfoneiro Caçulinha, no ano de 1929: foi a moda de viola "Jorginho do Sertão", composição de Cornélio Pires.

Tião Carreiro e Pardinho
Essa dupla é reconhecida por muitos como a maior dupla do sertanejo raiz de todos os tempos. Tião tem o status de “Pelé dos violeiros” por seu domínio impecável do instrumento.

Nordeste brasileiro

O povo sertanejo, este compreendido como os habitantes da região semi-árida do Nordeste brasileiro, numa extensão de 868 mil quilômetros...

O sertanejo é atualmente o mais popular estilo musical no Brasil, superando inclusive o samba, na maioria dos estados do país (especialmente São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins e Paraná).

O povo sertanejo é um povo que habita campos de roça e estão ligados à pecuária e agricultura no sertão nordestino, especificamente em áreas do bioma caatinga, que pegam grande parte dos territórios da Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas, e do cerrado, que pega partes do ...

O sertanejo é atualmente um dos mais populares estilos musicais no Brasil, superando inclusive o funk na maioria dos estados do país, sobretudo em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Paraná.

Zezé Di Camargo e Luciano

Zezé Di Camargo e Luciano
Uma das maiores (ou a maior!) dupla sertaneja do Brasil, eles acumulam vários álbuns e prêmios pelo seu talento inacreditável. São tantas músicas que marcaram a carreira da dupla e que levaram os fãs à loucura até hoje que é muito difícil escolher uma só.

Percursores do sertanejo universitário, Jorge e Mateus estão na ativa desde 2005, sendo considerado a dupla de maior sucesso comercial durante a maior parte do seu período de atividade e a dupla sertaneja com as maiores vendagens de discos no Brasil, com mais de 10 milhões de cópias e downloads pagos.