Em que casos o FGTS pode ser sacado?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Só pode sacar o FGTS o trabalhador que foi demitido sem justa causa. Quem foi demitido por justa causa ou pediu demissão não tem direito ao saque.

O FGTS pode ser sacado nas seguintes ocorrências: Na demissão sem justa causa, feita pelo empregador; No término do contrato por prazo determinado; Na rescisão por acordo entre trabalhador e empregador (a partir de 11/11/2017 - Lei nº 13.467/2017 - Reforma Trabalhista);

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma Agência CAIXA.

Se a sua dúvida é “optei pelo saque-aniversário e fui demitido, posso sacar a multa rescisória?”, funciona da seguinte maneira: em caso de demissão, você pode sacar somente a multa rescisória do FGTS, de 40% do saldo da conta.

O saldo bloqueado FGTS indica que o valor na conta do seu fundo de garantia está indisponível. Dessa forma, você fica sem poder sacar ou transferir qualquer quantia.

Perguntas frequentes sobre o FGTS
O saque do FGTS retido pode ser feito através da modalidade saque-aniversário, na compra de um imóvel e no caso de trabalhadores que permanecerem por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS.

O principal motivo da impossibilidade do saque rescisão do FGTS é o cadastro de dados errados ou desatualizados. Se o problema for referente aos dados errados, o fato ocorre principalmente com: o nome completo; a diferença entre o nome de solteiro(a) e o de casado(a);

Este código quer dizer que o valor do depósito foi corrigido conforme os Juros e a Atualização Monetária (JAM). O que é o "Saque JAM COD 50 do FGTS"? Toda conta do FGTS rende juros durante o período que fica aplicada. Esse código faz referência ao valor de juros que cada conta rendeu.

Como usar o FGTS para pagar contas
Caso a decisão seja pagar dívida, busque uma negociação com o credor. O mais adequado é o pagamento à vista, pois assim geralmente é possível conseguir maiores descontos. Se o dinheiro do FGTS não for suficiente para a quitação, tente dar uma boa entrada e parcelar o restante.

Saque-Aniversário – sistemática opcional onde anualmente, no mês de aniversário, o trabalhador pode sacar parte do seu saldo de FGTS. Caso o trabalhador seja demitido, poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não poderá sacar o valor integral da conta.

As pessoas que optaram pelo saque-aniversário perdem direito somente ao saque integral do fundo de garantia no caso de uma demissão sem justa causa. O contribuinte continua a ter direito a todos os saldos rescisórios do contrato de trabalho e a multa de 40% do fundo de garantia.

Caso o saldo bloqueado do FGTS seja por conta de empréstimo (por antecipação do saque-aniversário), a conta só é desbloqueada após a dívida ser quitada. Para isso, você pode antecipar as parcelas da dívida e terminar de pagar antes do prazo determinado.

Qual banco antecipa 150 reais do FGTS? Com a meutudo você pode antecipar R$ 150,00 ou R$ 100,00 do seu saque-aniversário do FGTS. Mas é necessário ter saldo desbloqueado suficiente para cobrir as taxas e encargos da contratação.

Caso tenha optado pela opção de saque-aniversário, para que o saldo seja desbloqueado, é necessário voltar para a modalidade de saque-rescisão. Porém, a mudança só terá efeito após 2 anos, contados a partir da data de solicitação de retorno.

Como funciona o empréstimo FGTS? O empréstimo com antecipação do FGTS é uma modalidade de crédito para quem tem dinheiro no Fundo de Garantia e aderiu ao Saque-Aniversário. Com ele, você pode antecipar 7 anos do saldo do FGTS liberado pelo governo no mês do seu aniversário, e usá-lo como quiser.

Quem é demitido por justa causa não tem direito ao saque do FGTS nem à multa dos 40%. Ele deve se enquadrar nas situações que permitem o saque. Da mesma forma, quem pede demissão também não tem direito ao saque do FGTS nem à multa – também deve obedecer às hipóteses que autorizam o saque.

Isso acontece quando o valor já foi autorizado e no dia seguinte da data informada, o saldo estará na conta corrente indicada.

“Saque dep cod 60” é um dos tipos de mensagens que pode aparecer no extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ele é um dos códigos que a Caixa Econômica Federal, que gerencia o benefício, utiliza para indicar ao trabalhador a situação do FGTS.

O saque dep cod 60 f em vermelho é uma transação bancária com sinalização de alerta para o cliente. Essa codificação é utilizada pelos bancos para indicar uma ocorrência fora do padrão e que pode exigir atenção especial por parte do cliente.