Em que ano surgiu o jogos cooperativos?

Perguntado por: nsalgado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

Os jogos cooperativos surgiram há milhares de anos, através de comunidades tribais que se reuniam para celebrar a vida (ORLICK, 1978).

No entanto, a verdadeira popularização desses jogos como um conceito semelhante ao que conhecemos hoje começou apenas após os anos 70. As empresas de desenvolvimento de jogos começaram a lançar seus títulos e pequenas cenas competitivas começaram a se formar em torno desses games eletrônicos.

No Brasil, Brotto introduziu os jogos cooperativos e criou junto com Gisela Sartori Franco, sua esposa em 1992, o Projeto cooperação – comunidade de serviços, dedicada à difusão dos jogos cooperativos e da ética da cooperação, por meio de oficinas, palestras, eventos, publicações e produção de materiais didáticos, ...

Nesse sentido, Amaral (2008) garante que em 1971, surgiu no Canadá, os jogos cooperativos, como uma alternativa para “jogar com o outro”, ao invés de jogar “contra o outro”, para incluir, ao invés de excluir, procurando uma nova forma de vivenciar os jogos e as brincadeiras lúdicas, sejam tradicionais ou novas.

10 tipos de jogos cooperativos para Educação Física (e não só)

  • Lençolbol. Objetivo geral: Exercitar a contribuição coletiva para a resolução de uma tarefa. ...
  • Vôlei Infinito. ...
  • Caneta na garrafa. ...
  • O Troféu. ...
  • Desenho às cegas. ...
  • Caneta coletiva. ...
  • Revista Maluca. ...
  • Sala de escapada (escape room)

Os jogos cooperativos são práticas que geram um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. Seus objetivos focam na resolução de tarefas e desafios com a participação de todos.

Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário.

Em 1958, William Higinbotham criou o primeiro jogo de videogame em um osciloscópio, uma máquina usada para testar circuitos eletrônicos. O jogo se chamava “Tennis for Two” e era uma versão simples do tênis de mesa.

Pesquisas realizadas revelam que a origem dos jogos surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.

Os jogos são quase tão antigos quanto a história da humanidade sendo encontrados em escavações arqueológicas datadas de centenas de anos antes da Era cristã. Um dos jogos mais antigos conhecido é o das cinco marias. Este jogo estimula a agilidade, destreza e coordenação motora.

SÃO OPÇÃO DE LAZER PARA TODAS AS IDADES E PODEM AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS COMO A COLABORAÇÃO, COMUNICAÇÃO, RESPEITO MÚTUO E TRABALHO EM EQUIPE. ALGUNS EXEMPLOS DE JOGOS COOPERATIVOS SÃO NÓ HUMANO, CANETA NA GARRAFA E QUEBRA-CABEÇA.

Os jogos cooperativos possibilitam o olhar sensível para o outro e o trabalho com a empatia, que possibilita que o aluno se coloque no lugar do outro, percebendo-o e valorizando-o.

Várzea do Carmo, em São Paulo, foi sede do primeiro jogo de futebol do Brasil. O jogo foi entre São Paulo Railway e Companhia de Gás, os times eram formados por ingleses que moravam em São Paulo.

Os jogos cooperativos são uma forma de jogo ou esporte em que os jogadores trabalham uns com os outros para atingir um objetivo comum. O objetivo de um jogo cooperativo é reduzir o foco na competição e aumentar a colaboração para alcançar resultado satisfatório para todos do grupo.

Eles buscam a integração de todos, a alegria, a valorização do indivíduo na construção do processo de participação, a inclusão, e não a exclusão.

Os Jogos Cooperativos são jogos de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos, tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Eles reforçam a confiança pessoal e interpessoal, uma vez que ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento de todos.

Os jogos cooperativos servem como ferramenta para resgatar a cultura e brincadeiras lúdicas hoje esquecidas, promove e trabalha a interdependência e integralidade e convivência com os demais alunos, os jogos cooperativos resgata também os valores que hoje estão esquecidos pelos alunos e pelas sociedades, hoje os jogos ...

Conforme eles, os princípios dos Jogos Cooperativos estão na participação, na inclusão, na realização de objetivos comuns, na diversão e na cooperação.

Ainda, Orlick (1989) menciona que os jogos cooperativos podem ter quatro tipos de classificação, tais como: jogos cooperativos sem perdedores, jogos de resultado coletivo, jogos de inversão e jogos semicooperativos.