Em que ano se passa a história de Hamlet?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

A trama se passa na Dinamarca do século IX e é construída em cinco atos. Depois de voltar da Inglaterra, o jovem príncipe Hamlet fica sabendo que o fantasma de seu pai tem rondado o reino para falar com ele.

No cenário histórico, a Dinamarca está em disputa com a vizinha Noruega, e existe a expectativa de uma suposta invasão liderada pelo príncipe norueguês Fórtinbras. Horácio, Hamlet, e o Fantasma (Artista: Henry Fuseli, 1798). A peça abre numa noite fria no Castelo de Elsinore, o Castelo Real Dinamarquês.

Laerte, irmão de Ofélia, desafia Hamlet para um duelo. Cláudio conspira com Laerte, envenenando a ponta de sua espada e também uma taça de vinho, procurando garantir o fim do sobrinho. Ao final desse trágico duelo, morrem Laerte, Hamlet, Cláudio e Gertrude.

Assim, obcecado por uma desforra ditada por um espectro, na forma imaginária do pai assassinado, Hamlet fingiu-se de alucinado, dizendo-se “não estou louco de verdade, estou louco por astúcia[8]”; o fingimento da loucura fazia parte do plano para vingar a morte do pai.

Ofélia é personagem secundária, mas não passa despercebida na obra de Shakespeare. Circunscrita pelo poder patriarcal, recebe referências do pai e do irmão e, depois, do seu amor Hamlet.

“Ser ou não ser, eis a questão” é a mais famosa frase dita por Hamlet durante o monólogo da primeira cena do terceiro ato na peça de Shakespeare. Existir ou não existir, em última instância, viver ou morrer.

O termo hamlet, da língua inglesa, pode ser traduzido para o português como: aldeia, aldeola, aldeota ou vilarejo.

-Hamlet – é Príncipe da Dinamarca, personagem-título, e protagonista. Tem cerca de trinta anos de idade no início da peça, Hamlet é o filho da rainha Gertrudes e do falecido Rei Hamlet e sobrinho do atual rei, Claudius.

Hamlet, depois de matar Cláudio, cai nos braços de seu amigo amigo Horácio e morre. Keywords: Hamlet. William Shakespeare.

A peça Hamlet tem em seu cerne reflexões bem interessantes acerca de diversos temas; tais como o luto, a vingança e a loucura. Entretanto, aquele que pode ser considerado o tema principal da peça seria o eterno conflito que se estabelece entre a consciência e a ação.

Hamlet, o Príncipe da Dinamarca, obra dramática shakespereana mais adaptada e encenada nos palcos de todo o mundo, é hoje uma das mais importantes e renomadas tragédias do dramaturgo inglês William Shakespeare.

Hamlet nega o amor de Ophelia e ela vem à loucura. A jovem tem uma morte prematura, afogada no rio, envolvida pelos elementos da natureza o que a tornou um ícone da morte jovem e bela, cristalizado como um momento de beleza estética e imortalizado em obras de arte em diversos períodos na história da arte.

Sua tarefa não é das mais fáceis: seu inimigo é o tio Claudius (Leopoldo Pacheco), que usurpou do trono após matar o pai de Hamlet e se casar com a sua mãe, a viúva Gertrudes (Lavínia Pannunzio).

A armadilha toda é descoberta e furioso com a trama de seu Tio, Hamlet obriga Cláudio beber toda a taça de vinho envenenado a força, morrendo no mesmo instante. Ao final de toda a peça, Hamlet vinga a morte de seu pai, mas acaba sendo morto à custa do ferimento da espada envenenada, juntamente com sua mãe e Laertes.

Somente após a morte de cinco pessoas inocentes e a rainha Gertrudes, Hamlet concretiza sua vingança, matando Cláudio. Outras mortes também são contabilizadas, como a morte de dois reis antes da peça começar, Rei Hamlet e Rei Fortinbras, além do próprio Hamlet, no fim da peça, o último a morrer.

O espectro ordenou a Hamlet que vingasse a sua morte tirando a vida de seu tio, sem, entretanto, nada fazer contra sua mãe.

Ao ver as cortinas se mexendo, Hamlet as furou com sua espada, matando Polônio (o príncipe tinha pensado que se tratava de seu odiado tio). Com a morte do pai, Ofélia enlouquece e morre afogada.

século IX

A trama se passa na Dinamarca do século IX e é construída em cinco atos. Depois de voltar da Inglaterra, o jovem príncipe Hamlet fica sabendo que o fantasma de seu pai tem rondado o reino para falar com ele.

Isso pode ser verificado na obra: uma vez que Ofélia é rejeitada e Hamlet afirma que não deveria haver casamentos e que todas as mulheres deveriam ir para um convento, inclusive, ela, ele está negando a sua potência de homem, o que irá refletir no histerismo de Ofélia.

Ao ver o crânio de Yorick, Hamlet fala sobre os efeitos da morte sobre o corpo.