Em que ano passou o Cangaceiro Trapalhão?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

1983

O Cangaceiro Trapalhão (1983) - IMDb.

Nesse período, Lampião passou por diferentes estados da região Nordeste, entre eles: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Ceará.

27 de agosto de 1995

Em seu último ano no ar, a atração consistia, em sua maior parte, em reprises de quadros antigos. Os Trapalhões, clássico programa de humor protagonizado pelo quarteto Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, chegou ao fim no Brasil há 25 anos, em 27 de agosto de 1995.

Morreu neste domingo (15), José Alves de Matos, de 97 anos, tido como o último cangaceiro do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

Num hospital particular de Maceió, longe do sertão que marcou sua juventude, morreu no domingo 15, de insuficiência respiratória, José Alves de Matos, 97 anos, o último cangaceiro do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião.

Ficou conhecido por suas participações como vilão nos programas e filmes dos Trapalhões, nos quais era geralmente apelidado de "Alemão".

Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias, nasceu em 18 de janeiro de 1934, em Sete Lagoas (MG). Trabalhou como bancário antes de virar radialista e ator. Participou de humorísticos como A Praça da Alegria e depois integrou o grupo Os Trapalhões a partir da metade da década de 1970, permanecendo até o final da vida.

Sem dúvida, um dos personagens mais emblemáticos do cangaço. O filho de Dona Guilhermina e Seu Cândido, então donos das terras onde está situada a Grota do Angico, e irmão de Durval Rodrigues Rosa, por muito tempo foi apontado ora como traidor de Lampião, ora como vítima de maus-tratos da volante alagoana.

Promoveu saques, assassinatos, torturas e estupros como forma de vingar as injustiças que sua família sofrera na mão das oligarquias. Mesmo assim, Lampião ganhou a simpatia de algumas comunidades locais, que o tratavam como herói e justiceiro, e ofereciam abrigo ao bando.

Esse ataque aconteceu em julho de 1938 e resultou na morte do casal. Um cangaceiro chamado Corisco ainda tentou seguir como líder do Cangaço, mas foi morto pela polícia em 1940, marcando o fim definitivo do cangaço no Brasil.

Maurício do Valle morreu no Rio de Janeiro em 7 de outubro de 1994, vítima de diabetes e complicações cardíacas. Três meses antes de morrer, ele havia amputado uma perna devido a complicações vasculares e na madrugada do dia em que morreu amputou a outra.

Em 1983, sérias divergências com Renato Aragão levaram colegas a abandonar temporariamente a trupe. Durante décadas, a imagem do quarteto formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias era a de um grupo de amigos com uma união inabalável, que divertia o Brasil com esquetes e filmes memoráveis.

88 anos (13 de janeiro de 1935)

Ele lança a obra no Recife neste domingo (11) A última remanescente do bando de Lampião tem 94 anos e vive atualmente em São Paulo, depois de ter passado mais de sete décadas morando em Jordânia, no Vale do Jequitinhonha (na fronteira entre Minas Gerais e Bahia).

Conhecido como o Pantera Negra dos Sertões, Zé Baiano foi um dos cangaceiros mais cruéis que já pisaram em terras nordestinas.

Em 28 de julho de 1938, o bando de Lampião foi cercado na Fazenda Angico, no sertão de Sergipe. Uma tropa de 48 policiais de Alagoas, comandada pelo tenente João Bezerra e munida com quatro metralhadoras Hotkiss, metralhou os 34 cangaceiros presentes.

Antônio Silvino foi um dos mais famosos cangaceiros da História do Brasil, sendo muitas vezes tratadas como o Rei do Cangaço que antecedeu Lampião, mesmo que ele tenha vivido até mais tempo que o capitão Virgulino, por não ter sido morto pelas forças policiais.

O primeiro cangaceiro de repercussão nacional foi Jesuíno Brilhante, que, a partir de 1871, formou um poderoso grupo que circulou pelo Sertão, atacando principalmente fazendas dos grandes coronéis da região. Jesuíno Brilhante nasceu em uma família aristocrática, com posses.

O Rei do cangaço era da cidade de Serra Talhada, localizada no interior do Estado de Pernambuco. Porém, foi morto e decapitado na cidade de Poço Redondo, interior do Estado de Sergipe, local onde seu túmulo é visto por pessoas de toda a parte do mundo.

Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias, faleceu em 18 de março de 1990, aos 56 anos, vítima de insuficiência respiratória após o consumo de remédios para perda de peso. Já Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, morreu em 29 de julho de 1994 aos 53 anos, devido a complicações ocorridas após um transplante de coração.

No total, 15 longas-metragens produzidos entre os anos de 1967 e 1990 vão ao ar na TV Brasil: "Adorável Trapalhão" (1967); "Dois na Lona" (1968); "Bonga, o Vagabundo" (1971); "Ali Babá e os 40 Ladrões" (1972); "Robin Hood, o Trapalhão da Floresta" (1974); "O Trapalhão na Ilha do Tesouro" (1975); "Simbad, o Marujo ...