Em que ano os índios vieram para o Brasil?

Perguntado por: tmoreira5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 10 votos

O Brasil dos Viajantes. São Paulo: Metalivros, 1999), como os europeus, nos séculos XV e XVI, concebiam os nativos brasileiros. Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

A hipótese mais aceita para explicar a origem dos índios brasileiros é a de que eles são descendentes de povos asiáticos que atravessaram o estreito de Bering há 62 mil anos. Estudos arqueológicos recentes estabelecem a chegada dos primeiros habitantes do Brasil à Bahia e ao Piauí entre 20 mil e 40 mil anos atrás.

Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia.

No sítio do Boqueirão da Pedra Furada (PI), Niède Guidon e outros arqueólogos acharam vestígios dos primeiros caçadores que povoaram o Brasil desde antes de 50000 a.C. Os achados demonstraram que esses antigos habitantes conheciam o fogo e talhavam a pedra para obter armas e vários tipos de ferramentas.

A presença inicial do ser humano ao Brasil está diretamente relacionada com a sua chegada ao continente americano. A teoria mais aceita atualmente trabalha com a ideia de que grupos humanos entraram no continente americano pelo Estreito de Bering, que atualmente separa o Alasca (EUA) da Rússia.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Outro termo muito comum para chamar os brancos é caraíba, karaíba ou kajaíba. Na região do Xingu, no Mato Grosso, diversos povos diferentes, como os Mehinako, os Kuikuro, os Kalapalo e os Kawaiwete, usam variações dessa palavra.

Com a chegada da primeira leva de europeus, logo no primeiro século, a população indígena foi reduzida a quatro milhões, com as doenças e o extermínio. Atualmente, no Brasil, são cerca de 450 mil indígenas distribuídos por todo o território brasileiro.

Em 2022, o Brasil comemora 200 anos de independência.

Há cerca de 9 mil anos, novos grupos populacionais vindos da Ásia atravessaram o Estreito de Bering em direção à América. Eles se espalharam tanto pelo território norte-americano quanto pela América Central e do Sul.

Alguns pesquisadores acreditam que os primeiros seres humanos a habitarem nosso país vieram da Ásia para a América do Norte há cerca de 20 mil anos. Eles teriam atravessado o Estreito de Bering — porção do oceano que liga a Rússia ao Alasca (Estados Unidos).

Índio: A palavra índio deriva do engano de Colombo que julgara ter encontrado as Índias, o "outro mundo", como dizia, na sua viagem de 1492. Assim, a palavra foi utilizada para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas; Gentio: O coletivo gentio foi utilizado pelos jesuítas.

Invasão portuguesa. Em 1500, os portugueses desembarcaram no “Novo Mundo”, a América, tomando posse das terras. Em seguida, tiveram os primeiros contatos com os nativos, designados pelos portugueses de “selvagens” e, posteriormente, indígenas.

Modo de vida dos índios
Os índios sobreviviam da caça, da pesca, do extrativismo e da agricultura. Nem esta última, porém, servia para ligá-los permanentemente a um único território. Fixavam-se nos vales de rios navegáveis, onde existissem terras férteis. Permaneciam num lugar por cerca de quatro anos.

De fato, segundo as pesquisas da University College London (UCL), a colonização exterminou quase 90% da população em um século, ou seja, cerca de 56 milhões de indígenas.

Os tupis desenvolveram aldeias compostas por uma população variando entre 500 e 800 habitantes. Além disso, plantavam batata-doce, milho, pacova, abacaxi, mandioca, entre outras culturas. Os indígenas do Brasil pré-cabralinos viviam em tribos, sendo seu chefe político o cacique.

Versões sobre o descobrimento do Brasil
Há ainda outras pesquisas que apontam os espanhóis Vicente Yáñez Pinzón (1462-1514) e Diego de Lepe (1440-1515) como os primeiros europeus a desembarcarem no solo nacional.