Em que ano morreu Jacinta pastorinha?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.8 / 5 7 votos

Nascida a 11 de março de 1910, também em Aljustrel, não chega a atingir os 10 anos de idade, ao falecer em Lisboa, igualmente vítima da pneumónica, em 20 de fevereiro de 1920, longe da família, “mas consolada com a certeza de ir para o Céu” (Irmã Lúcia). Nas Aparições, Jacinta via e ouvia, mas não falava.

20 de fevereiro de 1920

Os pastorinhos de Fátima
O Francisco faleceu antes de completar 11 anos, e a Jacinta antes de completar 10 anos, ambos vítimas de uma epidemia da gripe pneumônica que assolou Portugal naquela época, também conhecida como “gripe espanhola”.

10 anos (1908–1919)

E Lúcia revela que Nossa Senhora pediu para eles se sacrificarem pelos pecadores e dizerem muitas vezes, em especial sempre que fizerem algum sacrifício: “Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores, e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria”.

No dia 13 de maio de 2017, durante as celebrações do centenário das Aparições, Francisco e Jacinta Marto foram canonizados pelo Papa Francisco no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, com a presença de Lucas e seus pais.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário

A urna que contém os restos mortais da Irmã Lúcia já se encontra na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, ao lado da Beata Jacinta Marto, no transepto lateral esquerdo.

« A terceira parte do segredo refere-se às palavras de Nossa Senhora: “Se não, [a Rússia] espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas” (13-VII-1917).

Em 1917, três pastorinhos — os irmãos Francisco e Jacinta Marto e a prima deles, Lúcia dos Santos, todos entre 7 e 10 anos à época — disseram ter visto seis vezes Nossa Senhora: no dia 13 de cada mês, de maio até outubro. Naquele ano, eles contaram que a santa pediu para rezarem o terço e fazer penitências.

A Igreja Católica reconheceu apenas dezesseis desses fenômenos, chamados “Aparições Marianas”; no entanto, existem registros que evidenciam mais de duas mil aparições desde 1545, ano em que ocorreu o Concílio de Trento.

E, depois de uma vida inteira dedicada à oração, à contemplação e à obediência à vontade de Deus, a Irmã Lúcia faleceu em 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos de idade. Sua partida foi marcada por uma profunda comoção e gratidão por parte dos fiéis, devido ao seu papel como mensageira das aparições de Fátima.

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Fátima, Portugal

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário é uma basílica que integra o Santuário de Fátima, situado no lugar da Cova da Iria, em Fátima, no concelho de Ourém, em Portugal.

Nossa Senhora de Fátima ou, formalmente, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma das invocações atribuídas à Virgem Maria e que teve a sua origem nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, em Fátima, Portugal.

Desde uma malária adquirida na juventude até uma cegueira que o impedia de vislumbrar a beleza da criação. Sim, na história deste santo, se relata que, em 1219, em meio às Cruzadas, Francisco foi ao Oriente pregar o Evangelho e, nessa viagem, adquiriu uma doença nos olhos que o levou à cegueira.

Luciano Guerra observa sobre Francisco Marto, que a ele nunca lhe foi dado ouvir as palavras dos Anjos ou de Nossa Senhora e sobre esta particularidade das aparições comenta: «O zagalete das aparições de Fátima acreditava no que a prima dizia ter ouvido.

São Francisco de Assis

A vida de São Francisco de Assis e a pobreza estão diretamente ligadas. O religioso, que nasceu na Itália e que é santo reconhecido pela igreja católica desde o século 13, também ganhou o status de protetor dos animais. A festa litúrgica do santo é em 4 de outubro.

Nossa Senhora disse: “Quando rezarem o terço, digam após cada mistério: 'Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem'”.