Em que ano Habacuque profetizou?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Quando e onde foi escrito? Não sabemos exatamente quando nem onde o livro foi escrito. A data do ministério de Habacuque é incerta, mas provavelmente ocorreu pouco antes do cerco babilônico de Jerusalém em 597 a.C. (ver Habacuque 1:6).

O profeta Habacuque viveu num período de crise, sobretudo espiritual, onde o povo escolhido de Deus estava perdendo a sua identidade. Toda essa situação fez com que Habacuque questionasse ao Senhor com relação a uma aparente indiferença de Deus para com a terrível realidade de sua época.

O tema central do livro de Habacuque é a questão do sofrimento e da injustiça no mundo e a resposta de Deus a esses problemas. Habacuque questiona por que Deus permite que os ímpios prosperem, enquanto os justos sofrem, e por que Ele utiliza nações injustas, como os babilônios, para executar Seu juízo.

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. ”

Esta oração é uma poderosa afirmação da fé no Deus soberano que é digno de adoração e confiança, mesmo em meio às dificuldades e incertezas da vida. Em resposta, Deus revela a Habacuque Seus planos para disciplinar Judá e destruir Babilônia.

Habacuque significa "abraço", e está incluso na subdivisão da Bíblia chamada de Profetas Menores, sendo um livro de apenas três capítulos. Provavelmente tenha sido escrito no século V a.C..

1 Oração do profeta Habacuque sobre aSigionote. 2 Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. 3 aDeus veio de Temã, e o Santo do monte Parã. (Selá.)

O capitulo de Habacuque 3 é uma forma de salmo. É um chamado profético que Habacuque conclama os justos a fortalecerem sua esperança no Senhor. Ele trás à memória sobre a meditação dos atos passados do Senhor. Ora para crise que seu povo vivia e alegra sobre a libertação vindoura.

tua visão em tábuas. Prega-as no alto da torre para. apropriado a tua visão vai A-CON-TE-CER."

Os habitantes do Reino de Israel ficaram conhecidos como israelitas; e os habitantes do Reino de Judá foram chamados de judeus.

Ainda assim, Habacuque estava preocupado porque parecia injusto que o Senhor não interferisse “quando o ímpio [Babilônia] devora aquele que é mais justo [Judá]” (ver versículos 12–17).

Um rabino certa vez escreveu: “Moisés deu a Israel 613 mandamentos, Davi os reduziu a 10, Isaías a 2, mas Habacuque a um: o justo viverá pela sua fé” (Hc 2:4).

17 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; 18 Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.

Deus incentiva Habacuque a esperar com paciência pela realização da sua visão, mesmo que demore algum tempo. Deus é fiel às suas promessas e Habacuque pode confiar na sua palavra. Esse diálogo entre Habacuque e Deus mostra a importância da confiança e da paciência em Deus, mesmo diante de situações difíceis.