Em que ano foi registrada a primeira fotografia no Brasil?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

A história da fotografia no Brasil remonta à chegada do daguerreótipo ao Rio de Janeiro, em 1839, e ao francês Hercule Florence (1804-1879).

Como foi a chegada da fotografia no Brasil? A chegada da fotografia no Brasil aconteceu pelas mãos de Hercule Florence. Esse pintor e naturalista francês se mudou para terras tupiniquins em 1824 e, assim, depois de realizar uma série de testes e experimentos conseguiu, em 1833, registrar uma cena.

Louis Compte

A primeira foto tirada no Brasil
Falando em primeiras fotografias, a primeiríssima foto tirada em solo brasileiro é de 1840. Louis Compte, um capelão de um navio-escola francês que havia aportado no Rio de Janeiro, estava apenas de passagem pelo país e carregava consigo o seu daguerreótipo.

Em 9 de maio de 1826, usando uma caixa de madeira, o francês Joseph Nicéphore Niepce conseguiu, pela primeira vez na história, gravar uma imagem numa folha de papel sensibilizado quimicamente.

Popularização da fotografia
No Brasil, o francês radicado em Campinas (São Paulo), Hércules Florence, conseguiu resultados superiores aos de Daguerre, pois desenvolveu negativos. A partir daí, por volta de 1888, a fotografia se popularizou como produto de consumo.

A primeira foto tirada no Brasil
Falando em primeiras fotografias, a primeiríssima foto tirada em solo brasileiro é de 1840. Louis Compte, um capelão de um navio-escola francês que havia aportado no Rio de Janeiro, estava apenas de passagem pelo país e carregava consigo o seu daguerreótipo.

França

O surgimento da primeira fotografia impressa permanentemente só ocorreu no século XIX, mais precisamente em 1826. Foi nesse ano que o francês Joseph Niépce consegue gravar em uma placa de estanho a imagem do quintal de sua casa, em Borgonha, na França.

a) Quando e por que razão a fotografia se popularizou no Brasil? A partir de 1850, por causa da expansão econômica trazida pelo café e do crescimento das cidades.

Pronto – o primeiro registro fotográfico da cidade do Rio de Janeiro acabava de ser feito. A imagem foi captada de uma das janelas do quarto andar da hospedaria Pharoux – antigo hotel demolido em 1959 para a construção do também já inexistente Viaduto da Perimetral.

Louis Daguerre

O francês Louis Daguerre (18 de novembro de 1787 – 10 de julho de 1851) foi o inventor do daguerreótipo, a primeira forma de fotografia moderna, e, por isso, é considerado o pai da fotografia.

A fotografia tirada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce (1765 – 1833), em 1826, é considerada a primeira da história. Para obter esse resultado, o inventor posicionou uma folha de estanho coberta de betume durante oito horas seguidas na frente de uma janela. Ao final do processo, a imagem estava gravada na chapa.

Robert Cornelius, em 1839. Acredita-se que esta seja a primeira selfie da história da humanidade. Selfie de estilo autorretrato de um macaco da raça nigra chamado "Naruto" feita com a Câmera fotográfica do fotógrafo de animais britânico David Slater. Esta selfie gerou uma disputa judicial.

E tu já deve estar ansioso querendo saber quais são esses três benditos pilares, e eles se chamam Abertura do Diafragma, Velocidade do Obturador e ISO. Essencialmente, eles trabalham juntos para produzir uma foto que seja devidamente exposta.

Não, os 3 elementos para fazer uma boa foto que de fato importam são simples e fundamentais: Luz, Objeto e Composição.

A partir da segunda metade do século XIX entra em cena o movimento pictorialista, congregando os fotógrafos que ambicionavam produzir aquilo que consideravam como fotografia artística, a partir desse momento a fotografia começou a ganhar reconhecimento artístico.

Na década de 1860, alguns fotógrafos passaram a fotografar o cotidiano das ruas brasileiras e a fotografar paisagens urbanas e rurais, e alguns dele foram patrocinados por Dom Pedro II. Marc Ferrez foi um dos mais populares fotógrafos brasileiros do século XIX.

A origem etimológica de “fotografia” vem do grego e significa "gravar com luz": "foto" (luz) e "graphein" (escrever, gravar).