Em que ano foi lançada a BNCC?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

de 2017

Acesse aqui. Em 20 de dezembro de 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser elaborada em 2015, a partir de uma análise aprofundada dos currículos brasileiros realizada por 116 especialistas indicados por secretarias de educação e universidades. Neste período, começou um longo processo de mobilização nacional em torno da elaboração da BNCC.

É aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que em seu Artigo 26, regulamenta uma base nacional comum para a Educação Básica.

Assim, conta com três pilares: pessoal, social e profissional. Portanto, é importante que essas três dimensões sejam consideradas ao longo de toda a vida escolar. Quais são os 3 pilares da Bncc?

Prevista na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e de acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014, a BNCC foi elaborada pelo MEC, em articulação e colaboração com os estados, o Distrito Federal e os municípios, e encaminhada ao CNE, que realizou cinco audiências públicas em ...

Antes da BNCC havia documentos curriculares nacionais, mas com conteúdos mais genéricos e não obrigatórios de serem abordados pelos currículos estaduais, municipais e das escolas públicas.

No primeiro exemplo, o código da BNCC se refere aos objetivos de aprendizagem da educação infantil. Ele traz um grupo por faixa etária, o campo de experiência e a habilidade que será desenvolvida. Cada uma das letras e números indicam as seguintes informações: EI: primeiro par de letras indica a etapa educacional.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A BNCC indica quais são as competências que o aluno deve desenvolver e quais habilidades são essenciais para o seu aprendizado. Assim, a partir disso, as redes de ensino puderam adequar seus currículos, tomando a Base Curricular como referência e levando em conta as necessidades e as possibilidades dos seus estudantes.

Participativo e colaborativo, o processo de elaboração da BNCC teve início em 2015, com um grupo de mais de 100 redatores, liderados pelo MEC, com parceria com Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

A Base Nacional Comum Curricular é o documento que determina os direitos de aprendizagem de todo aluno cursando a Educação Básica no Brasil. A Base possui 10 Competências Gerais que operam como um “fio condutor”.

Apesar dos debates acerca das polêmicas da BNCC terem sido mais propagados a partir de 2015, a BNCC já estava prevista tanto na Lei de Diretrizes e Bases (LDB, Lei nº 9.394/1996) quanto no Plano Nacional de Educação (PNE, Lei nº 13.005/2014).

A Base Nacional Comum Curricular é uma das estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para melhorar a Educação Básica, que abrange a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio.

Vocês analisaram as três versões da BNCC (2015, 2016 e 2017). Como aparecem nestes documentos pontos relacionados à Educação Infantil como alfabetização, leitura e produção de textos?

São eles:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver;
  • Aprender a ser.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

A BNCC é dividida entre a Base Comum e a parte diversificada. O objetivo da segunda parte é enriquecer e complementar a parte comum. A ideia é inserir novos conteúdos aos currículos que estejam de acordo com as competências estabelecidas pela BNCC e também com a realidade local de cada escola.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE BNCC E CURRÍCULO? A BNCC é uma referência obrigatória mas não é o currículo. A Base estabelece os objetivos que se espera alcançar e o currículo define como alcançar os objetivos.

O Conselho Nacional de Educação (CNE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, realiza, nesta quinta-feira, 5, audiência pública para debater a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – Etapa Ensino Médio.

Com o intuito de tornar a educação mais justa, oportunizando o desenvolvimento pleno de estudantes de escola pública e privada, a BNCC começou a ser desenhada a partir do Plano Nacional da Educação (PNE), previsto na Constituição Federal de 1988.