Em que ano foi criado o Ideb?

Perguntado por: slopes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

2007

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

1990

Histórico: O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi a primeira iniciativa brasileira, em escala nacional, para se conhecer o sistema educacional brasileiro em profundidade. Ele começou a ser desenvolvido no final dos anos 80 e foi aplicado pela primeira vez em 1990.

Aplicado desde 2007, ele reúne as principais informações sobre a qualidade de ensino no país para avaliar as escolas, tanto da rede pública quanto da rede privada. A cada dois anos, o IDEB utiliza dados do Censo Escolar e da prova da Saeb para calcular uma nota de 0 a 10 para cada escola.

O resultado foi o primeiro desde o início dos casos de covid-19 e fechamento das escolas — o Ideb é bianual e o último divulgado, em 2020, era referente ao ano anterior, em 2019.

2013 - 5 de setembro de 2014; 2015 - 8 de setembro de 2016; 2017 - 3 de setembro de 2018; 2019 - 15 de setembro de 2020.

Sabe o que é Ideb? Trata-se do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice foi desenvolvido com o intuito de medir a qualidade do aprendizado no país e determinar metas para a melhoria do ensino.

Sistema de avaliação do governo federal criado em 1988 com o objetivo de acompanhar a qualidade do ensino básico das escolas públicas e particulares de todo o país.

De acordo com o ranking nacional do Ideb, em primeiro lugar está o ensino médio estadual do Paraná, com 4,6 pontos. Em seguida vem a rede pública de Goiás, com 4,5 pontos. O Ideb é o principal indicador da qualidade dos sistemas educacionais brasileiro.

Qual é a relação entre o Saeb e o Ideb? O Saeb é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal levantamento sobre a qualidade do ensino no Brasil.

Avaliações serão realizadas entre 11 e 21 de novembro
O Saeb é composto pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), pela Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil, e pela Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana).

As aplicações do Saeb acontecem a cada dois anos. A edição anterior foi em 2021, e a próxima aplicação acontece entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, em todo o país. Uma instituição aplicadora, contratada pelo Inep, telefona para as escolas participantes e agenda a data.

Escola brasileira com maior nota no IDEB é de Teresina.

Divulgado no último dia 16 de setembro, a educação de Mairiporã obteve uma nota de 6,2 no ano de 2021, sendo a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os municípios que formam o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju).

1 - CEIndependênciaMARIA DO CARMO CARDOSO E E FMunicipal - Ideb 2019: 9,8.

Importância do Ideb e metas futuras
De acordo com o MEC, o objetivo é que, até 2022 - data da próxima avaliação - o Brasil atinja as seguintes metas do Ideb: Ensino Fundamental Anos Iniciais = 6,0 pontos; Ensino Fundamental Anos Finais = 5,5 pontos; Ensino Médio = 5,2 pontos.

O Ideb 2019 do Brasil, divulgado em setembro de 2020, foi de 5,7 para alunos de Anos Iniciais e de 4,5 para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental matriculados em escolas da rede pública municipal do país.

REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE. A Comissão de Educação, Cultura e Esporte definiu que a política pública analisada pelo colegiado em 2023 será a meta 7 do atual Plano Nacional de Educação.

O Nordeste reúne 97 das 100 melhores escolas de anos iniciais do Brasil, segundo dados de 2021 do Ideb (Índice Nacional de Educação Básica), aferido pelo Ministério da Educação. Dessas, 87 ficam no Ceará, as demais em Alagoas e Pernambuco. No ensino fundamental 2, o Nordeste marca presença com 88 unidades.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação da prova e pelo sistema de inscrições.

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Avaliam a aprendizagem das turmas do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e do 3º do ensino médio. O Ideb foi lançado em 2007 pelo MEC, dando sequência a uma trajetória de avaliação do ensino básico iniciada em 1990.