Em que ano a Willys Overland foi comprada pela Ford?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

É comprada pela Ford do Brasil em 1967, mas seus modelos continuam sendo produzidos até 1983, quando o Jeep se despede da linha de montagem. É bom lembrar que o Ford Corcel foi projetado pela Willys (em parceria com a Renault francesa), e que a gigante norte-americana apenas escolheu o nome do veículo.

a 1945

Foi produzido de 1941 a 1945, em um total de aproximadamente 647 925 unidades, que em sua maioria foram a versão Willys MB (produzida pela Willys) e o Ford GPW (produzida pela Ford). Foi utilizado por todos os aliados na guerra, atuando tanto na Europa quando no Pacífico.

Criado pela fabricante americana Willys Overland no início da Segunda Guerra, o Jeep original só assumiria oficialmente seu nome anos depois, tornando-se uma marca registrada. A partir de 1987, a Jeep passa a fazer parte do grupo Chrysler (hoje grupo FCA, sigla para Fiat Chrysler Automobiles).

Era impulsionado pelo motor Willys Hurricane F134, com quatro cilindros, 2,2 litros e 75 cv.

1957

O Jeep Willys foi um dos primeiros automóveis fabricados no Brasil. Não é por acaso que, no Brasil, as pessoas passaram a chamar veículos off-road de jipes. É que o Jeep foi um dos primeiros veículos legitimamente brasileiros: passou a ser produzido no país em 1957, pela extinta Willys Overland.

Cerca de 360 mil jeeps da Willys foram fabricados e 280 mil da Ford. Os modelos tinham as mesmas características: Comprimento de apenas 3.36 m, largura de 1.57 m e peso bruto total de 1.113 kg.

105 km/h

A força para movimentar todas as rodas vem de um motor V8 Chevrolet de 5.4 litros vindo de um Corvette, com potência superior a 300 cv. Apesar de tamanha potência, a velocidade máxima do Willys 8×8 é de cerca de 105 km/h.

Consumo: As marcas médias atingiram cerca de 3 km /l de gasolina. No tráfego urbano, a melhor marca foi de 3,6 km/l. Na estrada, podia atingir 5,5 km/l em velocidade de cruzeiro.

Fiat

A Stellantis, dona de marcas como a Fiat e Jeep, lidera o mercado sul-americano de automóveis e comerciais, com uma fatia de 23,6% das vendas na região, no acumulado de 2022 (janeiro a novembro). No Brasil, o destaque é a Fiat.

FCA (Fiat Chrysler Automobiles)

FCA (Fiat Chrysler Automobiles)
A Italiana é dona das marcas Maserati, Chrysler, Fiat, Dodge, Lancia, Alfa-Romeo, Jeep e Abarth.

Vale relembrar: a sigla CJ significa “Civilian Jeep”, o primeiro modelo civil, nascido em 1945 e cujo maior símbolo é grade frontal com sete aberturas verticais. Já o Compass foi lançado em 2006 nos Estados Unidos. E o primogênito do Commander, assim como o modelo atual, também abrigava sete ocupantes.

1954

A partir de 1954, o modelo foi o primeiro Jeep a ser fabricado e vendido em solo brasileiro. A produção era realizada na fábrica da Willys-Overland do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).

A palavra jipe é um aportuguesamento do termo em inglês jeep, derivado da pronúncia em inglês da sigla GP, que significa general purpose ou "uso geral", embora essa não seja a origem da marca Jeep.

No dia 12 de setembro de 1940, foi lançado nos Estados Unidos um novo veículo com tração nas quatro rodas, inventado por um engenheiro de origem alemã. Engenhoca estranha para a época, o veículo foi criado pelo engenheiro de origem alemã Karl Propst.

40 Litros

Tanque Combustível Jeep Willys 1965 Em Diante - 40 Litros.

Continuar lendo Quem comprou a Willys?