Em que ano a Rússia deixou de ser comunista?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

União Soviética foi uma nação que existiu de 1922 a 1991, e surgiu como resultado da revolução que transformou a Rússia em uma nação socialista em 1917. A União Soviética foi formada em 1922, e sua dissolução aconteceu em 1991.

A União Soviética existiu entre 1922 e 1991 e foi resultado direto da implantação do socialismo na Rússia, por meio da Revolução Russa de 1917.

Em 1918, iniciou-se a Revolução Ucraniana, que buscava instalar um sistema anarquista no país. O Partido Comunista Russo, temendo avanços dessa revolução para dentro de seu território, anexou a Ucrânia em 1921. Nascia assim a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou apenas URSS.

Muitos argumentam que essas reformas, conhecidas como Perestroika (reconstrução e reestruturação) e Glasnost (abertura e liberdade de expressão), provocaram o fim do bloco soviético. Outros dizem que não havia salvação para a União Soviética, dada sua estrutura rígida.

O Fim do Comunismo é popularmente identificado com a queda do Muro de Berlim em 1989. Desde que a Rússia passou pela Revolução Russa, em 1917, o Comunismo ganhou notória força nos discursos por todas as partes do planeta.

O socialismo foi abandonado em países como o Camboja, Etiópia, e Mongólia. O colapso do comunismo levou os especialistas a declarar o fim da Guerra Fria. Reformas na Europa Oriental, bem como na República Popular da China e no Vietnã, começaram a abraçar o capitalismo.

O fim da União Soviética foi resultado da má administração do país por seus governos autoritários e corruptos. Ao final da década de 1970, a crise econômica que se instalou nela levou o país à crise política até a sua dissolução, com a renúncia de Gorbachev, em dezembro de 1991.

Acredita que há alguma remota chance de um projeto comunista vingar no Brasil nesse momento? Orlando Silva — Não há, infelizmente. O resultado da pesquisa coincide com o da eleição, é percentual dos que votaram em Bolsonaro, aproximadamente.

URSS sem Stalin
Até a sua morte, o ditador havia se tornado mais repressor e tirano, tomando decisões duras e arbitrárias que afetaram diretamente os resultados que ele tinha conseguido no início do governo.

Naquele contexto, a Rússia poderia ser chamada de atrasada, pois, em pleno XX, preservava práticas ainda feudais, era agrária e dominada por czares (imperadores).

De 1917 a 1922, o estado antecessor da União Soviética era a República Socialista Federativa Soviética Russa, que era um país independente, assim como outras repúblicas soviéticas na época.

O motivo da suspensão são os relatos de "violações e abusos grosseiros e sistemáticos de direitos humanos" por tropas russas invasoras na Ucrânia. Os Estados Unidos anunciaram que pediriam a suspensão da Rússia depois que a Ucrânia acusou tropas russas de matar centenas de civis na cidade de Bucha.

País registra índices de queda na população há cinco anos consecutivos; pandemia e guerra agravam tendência. Apesar de ser o maior país do mundo em extensão territorial, a Rússia enfrenta um histórico problema demográfico, com diminuição das taxas de natalidade e expectativa de vida.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual.

O partido foi fundado no ano de 1912 pelos bolcheviques (facção majoritária do Partido Operário Social-Democrata Russo), um grupo revolucionário, liderado por Vladimir Lenin, que ascendeu ao poder após a Revolução de Outubro de 1917.