Em que ano a rainha da Inglaterra esteve no Brasil?

Perguntado por: dbarreto . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.5 / 5 4 votos

novembro de 1968

1968 - Rainha da Inglaterra visita o Brasil em momento de tensão política (06' 08") Quando a rainha da Inglaterra Elizabeth Segunda chegou ao Brasil, no início de novembro de 1968 para uma visita de doze dias, o momento da visita não podia ser mais delicado.

São eles: Austrália, Antígua e Barbuda, Bahamas, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Tuvalu. Pouco antes da morte de Elizabeth II, a lista de países era um pouco maior.

Veja um resumo da vida da rainha Elizabeth 2ª em números
Durante esse tempo, ela deu seu parecer favorável a mais de 4.000 Atos do Parlamento. * Elizabeth visitou mais de 100 países durante seu reinado. Em 2016, o Palácio de Buckingham disse que ela viajou pelo menos 1.661.668 km, para 117 nações.

Ela ficou no Brasil entre 1º e 11 de novembro de 1968. A Rainha também se reuniu com o então presidente Costa e Silva e ainda visitou São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador e Recife.

Elizabeth II

O livro Guinness World Records colocou Elizabeth II como a rainha com o maior reinado do mundo. Ela assumiu o posto em 6 de fevereiro de 1952, em função da morte de seu pai, o rei George VI, ficando 70 anos e 214 dias à frente da Coroa Britânica.

Lilibet

Apesar disso, dentro da família real, a rainha era chamada por um apelido carinhoso: Lilibet.

Quando assumiu o reinado, Elizabeth 2ª tinha o desafio de liderar o Reino Unido diante da Guerra Fria, que se iniciou anos antes, após o fim da 2ª Guerra Mundial. Ao longo de todo esse período, Elizabeth viu a construção e queda do Muro de Berlim (1961/1989) e o fim da União Soviética em 1991.

Tanto é quem a rainha (também na teoria, lembra) indica o Primeiro Ministro. Por mais que tenha uma eleição, a pessoa eleita precisa ir até o Palácio de Buckingham e lá a rainha pergunta se ela aceita formar um governo em nome de Sua Majestade.

Os 15 países são: Reino Unido, Canadá, Bahamas, Belize, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Nevis, Jamaica, Antígua e Barbuda, Santa Lucia, Granada, Ilhas Salomão, Tuvalu, Papua-Nova Guiné, Austrália e Nova Zelândia.

Na Europa, países como Bélgica, Dinamarca, Espanha, Holanda Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Noruega e Suécia são monarquias. No Oriente Médio, a lista inclui Arábia Saudita, Catar e Kuwait, entre outros. Na Ásia, o exemplo mais conhecido é o do Japão. Alguns casos são muito curiosos.

Em Campinas, a monarca chegou às 13h40 do dia 7 de novembro de 1968 junto com o príncipe Phillip, o Duque de Edimburgo. Elizabeth II visitou a sede do IAC, na Avenida Barão de Itapura, e o viveiro de café na fazenda Santa Elisa.

Veja a seguir um resumo da vida da rainha Elizabeth em números: * A rainha Elizabeth foi a 40ª monarca da Inglaterra desde que o rei normando Guilherme, o Conquistador, obteve a coroa.

96 anos

A rainha Elizabeth 2ª morreu nesta 5ª feira (8. set. 2022) aos 96 anos. Ela estava sob cuidados médicos no Palácio de Balmoral, na Escócia.

Em 6 de novembro, a rainha colocou os pés na capital paulista, onde visitou o Monumento do Ipiranga, marco da Independência brasileira no Riacho do Ipiranga, e também o Edifício Itália, no centro, um dos cartões-postais da cidade ao lado do Copan.

Ainda durante sua fala, a rainha destacou também que o Brasil não era “apenas vasto”, “mas, dentro de suas fronteiras, são muito grandes as diferenças regionais: geográficas, étnicas e econômicas”.

Ao longo de seus 96 anos, a Rainha Elizabeth II, mais longeva monarca do Reino Unido, que morreu nesta quinta-feira, fez uma única viagem ao Brasil. Ela tinha 42 anos quando chegou ao país no dia 2 de novembro de 1968, acompanhada de seu marido, o falecido príncipe Philip.

A Rainha Charlotte foi uma defensora da arte e da cultura, sendo uma grande patrona das artes e das ciências. Ajudou a promover o desenvolvimento de instituições culturais, como a Royal Academy of Arts, e apoiou artistas renomados, como Johann Zoffany e Thomas Gainsborough.

Monarca tinha 96 anos. A rainha Elizabeth II morreu por causas naturais, segundo o atestado de óbito da monarca divulgado nesta quinta-feira (29). O documento foi divulgado pelo Registro Geral da Escócia. A monarca morreu em 8 de setembro, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde passava férias.