Em qual região se localiza Mogi das Cruzes?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A cerca de 50 km de São Paulo, Mogi das Cruzes situa-se no coração do Alto Tietê, rio que corta todo o município de leste a oeste. Apresenta uma população superior a 400 mil habitantes, caracterizada por uma classe jovem e um crescimento populacional acentuado.

Vila Mogilar

Vila Mogilar ou apenas Mogilar, como é conhecida, é uma das opções mais nobres entre os melhores bairros de Mogi das Cruzes. Com localização privilegiada e uma infraestrutura farta de comércios e lazer, o bairro conta com diversos condomínios de alto padrão, além de ruas arborizadas e largas.

Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano.

A cantora MC Mirella e seu marido Dynho Alves se mudaram para Mogi das Cruzes nos últimos dias. A artista famosa pelos sucessos de funk “tome amor” e “não perdi, me livrei”, comprou uma mansão em um dos condomínios mais luxuosos da cidade.

Rodovia Ayrton Senna

A principal delas é a Rodovia Ayrton Senna (SP-70), que passa pelo município, onde há um trevo de ligação com a Mogi-Dutra (SP-88).

O Brasil é dividido em 5 Grandes Regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

O estado de São Paulo está localizado na Região Sudeste do Brasil.

A Zona Norte é dividida em 18 distritos: Casa Verde, Cachoeirinha, Limão, Brasilândia, Freguesia do Ó, Jaçanã, Tremembé, Perus, Anhanguera, Pirituba, Jaraguá, São Domingos, Santana, Tucuruvi, Mandaqui, Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros.

A boa colocação de Mogi das Cruzes no cenário nacional, que a coloca entre as melhores cidades do País para viver, confirma os resultados positivos de nossos investimentos e o acerto de nossas decisões.

Qualidade de vida em Mogi das Cruzes
Para o índice são avaliadas a educação, a renda e a longevidade da população. Além da vantagem do custo de vida menor em comparação a São Paulo, Mogi já esteve na lista das 30 melhores cidades do Brasil para se viver.

O Setor de Serviços lidera o número de empresas em Mogi das Cruzes, com 23.214 cadastros ativos, o que significa 57,5% do total.

PRODUTO INTERNO BRUTO
A região abrangida pelo Condemat representa mais de 5% do PIB do Estado de São Paulo e 1,6% do PIB Nacional. Três das 14 cidades do Alto Tietê estão no ranking das 100 maiores economias do Brasil: Guarulhos; Mogi das Cruzes e Suzano.

Atualmente são 11 municípios associados: Arujá , Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano.

O rio Tietê é amplamente usado pela população paulista para diversas atividades, como navegação, turismo, produção de energia, uso em plantações agrícolas, abastecimento de cidades, enfim, é um rio que deve ser tratado de forma grandiosa, assim como é sua serventia à população.

A origem do nome prende-se à palavra indígena "boygi", que significa "Rio das Cobras", nome que se atribuía ao Rio Tietê. De "boygi" passou a Mogi, sendo acrescentado "das Cruzes" devido à possível existência de três cruzes no adro da Igreja local.

Quando a Vila foi criada em 1611, devido ao costume de adotar o nome do padroeiro, passou a ser denominada 'Sant'Anna de Mogy Mirim'. Na língua indígena, Mirim quer dizer pequeno. Provavelmente, uma referência ao riacho Mogi Mirim. A linguagem popular tratou de acrescentar o termo 'cruzes' ao nome oficial da Vila.