Em qual região está localizada a maior parte das terras indígenas?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A maior parte das TIs concentra-se na Amazônia Legal: são 424 áreas, 115.344.445 hectares, representando 23% do território amazônico e 98.25% da extensão de todas as TIs do país. O restante, 1.75% , espalha-se pelas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e estados de Mato Grosso do Sul e Goiás.

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 1991/2010. Na análise das Unidades da Federação, o Estado do Amazonas possui a maior população autodeclarada indígena do País, com 168,7 mil; o de menor, Rio Grande do Norte, 2,5 mil.

Mais de 90% das terras indígenas do Brasil estão na Amazônia. O Estado com o maior número e quantidade destas terras é o Amazonas.

Resposta. Resposta:As Terras Indígenas localizadas nessa região são maiores do que aquelas existentes em outras regiões do país. ... Assim, as áreas mais afastadas, no interior do país, como a Amazônia Legal, foram as últimas a serem ocupadas, e é por isso que hoje em dia as Terras Indígenas lá são maiores.

Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 342,8 mil, e o menor no Sul, 78,8 mil.

A região Norte do país é a que possui maior contingente, com mais de 300.000 indígenas. A região Sul é a que apresenta menor número de povos indígenas no país, concentrando um pouco mais de 70.000.

Amazônia

O historiador Boris Fausto afirma que, desse total, cerca de cinco milhões viviam na Amazônia, e o resto distribuía-se pelo restante das terras brasileiras|4|. Nesse momento, existiam três grandes áreas de povoação indígena que agrupavam centenas de povos: a Amazônia, o Planalto Central e o litoral brasileiro.

Entretanto, os países com maior proporção de população indígena são Bolívia (62,2%), Guatemala (41%), Peru (24,0%) e México (15,1%). O Brasil, com 900 mil indígenas, tem o maior número de comunidades (305), seguido pela Colômbia (102), Peru (85), México (78) e Bolívia (39).

Possui quatro modalidades: reserva indígena, parque indígena, colônia agrícola indígena e território federal indígena. As terras de domínio das comunidades indígenas (ou terras dominiais) são aquelas de propriedade, não apenas posse, dos índios, adquiridas por compra ou doação.

No Brasil, atualmente, existem 724 unidades de Terras Indígenas. Dentro desse conjunto, 487 são homologadas e reservadas, ou seja, já foram adquiridas pela União ou doadas por terceiros. O restante se encontra em processo de identificação ou declaração.

11,6%

As terras indígenas ocupam cerca de 11,6% do território nacional (http://www.funai.gov.br/) O Brasil tem uma extensão territorial de cerca de 851 milhões de ha, ou, mais especificamente, 8.547.403,5 km2.

As 417 terras indígenas efetivamente homologadas e regularizadas em cartório somam 90,6 milhões de hectares, como registra o banco de dados públicos da Funai (Fundação Nacional do Índio).

A Região Norte é constituída por sete estados e é a maior região do Brasil em extensão territorial do Brasil. Compreende uma área de 3.853.676,948 km, cerca de 45% do território nacional. Essa região apresenta a menor densidade demográfica do país, ou seja, o menor número de habitantes por quilômetro quadrado.

A Região Norte é maior região do Brasil em extensão territorial e envolve sete estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Pela grande extensão, também faz fronteira com alguns países, sendo eles: Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.