Em qual região do Brasil há o maior percentual de leitores?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

No Brasil, segundo dados da 5ª edição da Retratos da Leitura, esse número chega a 52%. A diferença aparece na região da Fronteira, em cidades como Uruguaiana, São Borja e Santana do Livramento, onde a população demonstra um maior apreço pelo hábito da leitura. A média geral nessa região é de 65,2% de leitores.

De acordo com a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, cerca de 52% dos brasileiros têm esse hábito.

Ao analisarmos as notas, vemos que 50% dos brasileiros tem resultados nível 1 em leitura. Em uma escala de 1 a 6, 1 é o pior índice de desempenho e 6 é o melhor. Esses dados evidenciam que a compreensão média do brasileiro é literal e tende a se restringir a frases curtas.

Na campeã João Pessoa, capital da Paraíba, 64% da população é considerada leitora, uma a média no trimestre foi de 4,09 livros, número que sobe para 8 analisando-se os doze meses antecessores, mais da metade deles lidos por vontade própria.

A Bíblia

A Bíblia é apontada como o tipo de livro mais lido pelos entrevistados e também como o mais marcante. Esta é a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró Livro em parceria com o Itaú Cultural.

a Índia

O país que mais lê no mundo é a Índia, que ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia: Tailândia, China e Filipinas.

Pessoas que leem mais, comprovadamente vivem mais.
O estudo, feito com mais de 3 mil adultos de diferentes idades, revelou que apenas 30 minutos de leitura por dia já é o suficiente para aumentar o tempo de vida das pessoas que cultivam esse hábito. É uma conclusão bastante interessante, não é mesmo?!

  • Mato Grosso
  • Bahia
  • Minas Gerais
  • Paraná
  • Goiás
  • Santa Catarina

Qual é o recorde de leitura? Howard Berg estabeleceu o recorde mundial de leitura dinâmica no Guinness. Seu feito é a incrível capacidade de ler mais de 25 mil palavras por minuto.

Mas por que o Brasil lê tão pouco? Entre professores e escritores, as respostas passam, inevitavelmente, pelo investimento que é feito em estudo, pela falta de vontade política, pelo processo de alfabetização tardio e pela própria cultura do povo brasileiro, mais oral do que textual.

A falta de hábito de leitura dos brasileiros está relacionada principalmente a aspectos culturais do nosso país. A cultura da oralidade, predomina sobre a escrita. Além disso, falta incentivo por parte das entidades governamentais.

No Brasil, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro, diz Rafael Guimaraens.

Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores em 4 anos
De acordo com a pesquisa, o Brasil tinha, em 2019, 100 milhões de leitores, ou 52% da população. São considerados leitores aqueles que tinham lido pelo menos um livro, mesmo em parte, nos últimos três meses.

65% dos usuários geralmente leem livros digitais. Apesar disso, os livros físicos ainda são os preferidos entre a população. 76% dos entrevistados têm preferência em ler livros físicos.

Nós lemos pouco: o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano (2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros), e os campeões de leitura são títulos religiosos, como a Bíblia, a obra mais lida. Em comparação, a Índia é considerada o país que mais lê no planeta.