Em qual posição a pipeta deve estar no momento da pipetagem?

Perguntado por: hveiga . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

Manter a pipeta na posição vertical e efetuar a aspiração do líquido lentamente, dando uma pausa de uma fração de segundos após a aspiração. É recomendado que se faça um ambiente na ponteira com o líquido a ser pipetado. Com isto se obtém melhor exatidão e precisão da pipetagem.

2 – Ângulo correto de pipetagem
Um ângulo mais vertical faz com que muito líquido seja aspirado. Por exemplo, em um ângulo de 30° até 0,7% mais líquido poderá ser aspirado.

O operador insira o bico do pipetador no líquido e, em seguida, aperte a parte inferior do tubo para criar uma vácuo. Isso faz com que o líquido seja aspirado para a câmara de sucção. Quando o operador se solta da parte inferior do tubo, as infecções são interrompidas e o líquido é expelido do bico em forma de gotas.

O que é pipetagem? A pipetagem pode ser resumida como um processo de transferência de líquidos. Esse procedimento é essencial quando é necessário utilizar uma quantidade específica de um fluido em determinada ação, como em experimentos, em uma solução ou reação.

- Pipetagem reversa: consiste em aspirar um volume no segundo estágio da pipeta e dispensar até o primeiro estágio o volume necessário, deixando um resíduo na ponteira. Essa técnica é utilizada para materiais viscosos, evitando a formação de bolhas de ar, reduzindo a produção de aerossóis.

Uma pipeta volumétrica funciona através da aplicação de um volume conhecido de líquido em um frasco ou outro tipo de recipiente, utilizando-se da graduação na parte inferior do instrumento para determinar o volume aproximado do líquido no interior.

O modo de usar uma pipeta volumétrica é bastante semelhante à pipeta graduada. Para ambas é necessário que o líquido seja aspirado por meio de uma pera, ou pipetador até uma altura um pouco acima de sua capacidade total.

Pressione o botão de pipetagem até o primeiro ponto de pressão. Para aspirar o líquido, solte lentamente o botão. O líquido é dispensado novamente ao pressionar até o segundo ponto de pressão. A pipetagem reversa é mais adequada para líquidos com alta pressão de vapor, alta viscosidade e tendência à formação de espuma.

Pipetas. São muito usadas nos laboratórios para transportar uma quantidade medida de líquido de um local para outro. Como já foi descrito, pipetar com a boca pode levar o profissional a engolir o líquido contaminado, por isso, o procedimento deve ser evitado.

As pipetas graduadas são calibradas a 20 °C e são classificadas de acordo com o seu grau de precisão: classe A e classe B. As pipetas graduadas de classe A apresentam uma maior precisão do que as de classe B.

A principal pipeta de plástico é a pipeta de transferência, uma versão plástica e descartável da pipeta de Pasteur. As pipetas automáticas, ou micropipetas, transferem líquidos na escala de mililitro (10-6 L).

Libere o ar do enchimento do pipetador de borracha apertando a válvula “A” na parte superior do enchimento da pipeta enquanto simultaneamente aperta o bulbo. A quantidade de ar liberada depende do tamanho da pipeta que você está usando. Libere mais ar para pipetas de maior volume.

Este tipo de pipetador de segurança é utilizado com pipetas sorológicas ou volumétricas para evitar a sucção tradicional pela boca. Eles permitem (1) a expulsão do ar da esfera (2), a aspiração do líquido para a pipeta e (3) a dispensação e dispensação do líquido.

Armazene sua pipeta verticalmente, usando um suporte de pipeta. Armazenar sua micropipeta dessa forma evita que os líquidos que estão no corpo da pipeta entrem mais na pipeta e causem corrosão.

As vidrarias de precisão, como balões volumétricos e pipetas volumétricas, não podem ser secadas em fornos ou estufas, pois podem dilatar e, assim, perder sua calibração.

Quando a pipeta é usada para componentes orgânicos, a recomendação é fazer a lavagem com o solvente adequado, o qual cabe ao fabricante indicar. Para componentes solúveis em água, o ideal é utilizar a água deionizada. Já para solúveis em etanol, recomenda-se o uso do próprio etanol.

Para prevenir as bolhas, o melhor a ser feito é escolher muito bem o tênis; cuidar dos pés na véspera das prova; jamais usar sapatos muito apertados, mas também não deixá-los folgados para não roçar; utilizar pomadas e vaselina; se tiver pontos sensíveis no pé, proteger com esparadrapo.