Em qual parte da Bíblia começa o Novo Testamento?

Perguntado por: oresende9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O Novo Testamento começa com os Evangelhos, termo que significa “boas novas”, com referência à vida, ao ministério e ao papel divino de Jesus Cristo.

evangelho de Lucas

Acredita-se que o primeiro evangelho tenha sido o de Marcos, escrito entre os anos 65 e 75 D.C.. Os evangelhos de Lucas e Mateus se basearam neste texto. O evangelho de Lucas foi escrito para convertidos não judeus e rastreia a genealogia de Jesus até Adão, fazendo dele uma figura universal.

O Velho Testamento começa com a criação de Adão e Eva, o primeiro homem e a primeira mulher. Ele então conta brevemente a história da posteridade de Adão e Eva, até a época de Noé, quando um grande dilúvio destruiu todas as pessoas e animais, com exceção de Noé, sua família e os animais que estavam na arca.

O Novo Testamento contém a Lei (os Evangelhos), a história do cristianismo (Atos) e os Profetas (de Romanos a Apocalipse). Tanto o Velho quanto o Novo Testamentos terminam com uma promessa do retorno do Senhor (Malaquias e Apocalipse).

O Novo Testamento geralmente é dividido em Evangelhos, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo, as epístolas gerais e o livro de Apocalipse. Os Evangelhos. Os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João são chamados de evangelhos, e cada um recebeu o nome de seu autor. A palavra evangelho significa “boas novas”.

O Antigo Testamento, é a compilação composta pelas Escrituras Hebraicas, contendo 46 livros. Ele é considerado a primeira grande parte da Bíblia Cristã, sendo que a segunda grande parte é chamada de Novo Testamento.

Dessa forma, os quatro primeiros livros do Novo Testamento que registram a vida de Jesus são chamados de “evangelhos” ou “boas novas”, os quais são atribuídos a Mateus, Marcos, Lucas e João.

João foi o último a escrever o seu Evangelho.

Dedicaremos em particular, a algumas considerações introdutórias, e convém examinar, em primeiro lugar, os textos chamados evangelhos sinóticos. Com efeito, os três primeiros evangelhos: o de MATEUS- (Mt), MARCOS – (Mc) e LUCAS – (Lc).

Denominado de “Primeiro Evangelho”, logo no início, Mateus apresenta Jesus como o Mestre que veio realizar a justiça. Relata a morte e a ressurreição de Jesus.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

Deuteronômio é citado mais de cem vezes no Novo Testamento.

Os 27 livros do Novo Testamento foram originalmente escritos em grego, embora os judeus falassem principalmente o aramaico.

Conjunto de textos de carácter religioso que constitui a segunda parte da Bíblia cristã, corrigindo e complementando a doutrina do Antigo Testamento. O Novo Testamento tem Jesus Cristo como a sua figura central.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39.

Os quatro passos da oração
Você pode orar em voz alta ou mentalmente. Pode falar com Deus como falaria com qualquer outra pessoa. Suas palavras não precisam ser eloquentes nem decoradas. É mais importante abrir seu coração e não se conter.

A Teologia Sistemática é uma ferramenta essencial para a compreensão e o ensino da Bíblia de um jeito organizado. É uma forma de estudo muito importante para preservar a verdade na interpretação bíblica.

São eles o evangelho de Mateus, evangelho de Marcos, evangelho de Lucas e evangelho de João.

Os profetas maiores são Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Considera-se o Livro das Lamentações como um prolongamento do livro de Jeremias, assim como o livro profético de Baruc. Os profetas menores são Oseias, Amós, Miqueias, Ageu, Zacarias, Joel, Abdias, Naum, Habacuc, Sofonias e Malaquias.

livro de Malaquias

O livro de Malaquias é o último livro do Velho Testamento. Além disso, Malaquias é um dos profetas mais citados do Velho Testamento.

Sobre o Antigo Testamento
Como forma original, ele apenas está escrito em hebraico ou aramaico. Assim, os cristãos resolveram dividir o Antigo Testamento em cinco grupos diferentes: Lei, História, Poesia ou Livros de Sabedoria, Profecias e os Livros Deuteronômicos.