Em qual país há mais bicicletas no mundo de hoje?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

É estimado que a China tenha mais de meio bilhão de bicicletas, em torno de 37.2% da população total. E 3 em cada 10 pessoas preferem usar a bicicleta, em comparação a quaisquer veículos a motor. Por ser um dos países com mais habitantes do mundo, o uso da bicicleta simplifica o trânsito.

1 – COPENHAGUE – DINAMARCA
Hoje, o costume abrange metade da população. Sem contar que cerca de 35% da população vai e volta do trabalho pedalando.

Na análise da quilometragem pela população, a cidade de Rio Branco fica em 1º lugar, com 26,22 km para cada 100 mil habitantes; seguida por Florianópolis (23,53 km) e Vitória (18,94 km). Manaus, com 1,55 km para cada 100 mil habitantes, São Luís (3,23 km) e Macapá (3,45 km) são as piores sob essa ótica.

Amsterdã

Amsterdã, capital mundial da bicicleta.

Cervélo compra Cannondale e torna-se maior fabricante de bicicletas do mundo. Empresa proprietária da Cervélo torna-se a maior fabricante de bicicletas do mundo após aquisição de congénere que detém a Cannondale, por 700 milhões de euros.

A Giant é a primeira colocada na lista de melhores marcas de bicicleta no mundo, e também é uma das mais procuradas e utilizadas por ciclistas ao redor do mundo. Suas bicicletas utilizam materiais de altíssima qualidade e belos designs.

A Bianchi, criada em 1885, é a empresa de fabricação de bicicletas mais antiga do mundo e presente na lista das melhores marcas desde sua fundação.

Nesse contexto, a cidade de Fortaleza vem sendo apontada por especialistas como um destaque positivo no Brasil. A capital cearense possui, hoje, mais de 380 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, além de um sistema extensivo de bicicletas compartilhadas.

Nas vias e passarelas desta cidade paraense, construída sobre palafitas em uma ilha da foz do rio Amazonas, não entram motos, carros ou qualquer outro veículo motorizado – um exemplo de mobilidade urbana sustentável.

Caloi Elite Carbon Sport
A bike possui um quadro com uma geometria muito boa possibilitando ao ciclista fazer subidas mais rápidas e transmitindo segurança nas descidas e retas com velocidade mais altas, considerada o melhor custo benefício do mercado, ele justifica a liderança de vendas no Brasil.”

Segundo o ranking Global Bicycle Cities Index, divulgado anualmente pela empresa de seguros Luko, a holandesa Utrecht foi escolhida como a cidade que oferece as melhores condições para os ciclistas em 2022. O ranking listou 90 lugares, e apenas uma cidade brasileira entrou na lista: São Paulo, na 76ª posição.

Quando o preço do petróleo subiu muito, por volta da década de 70, o governo criou uma política de incentivo ao uso da bicicleta e proibiu que carros circulassem aos domingos. Com isso, as pessoas voltaram a se readaptar a rotina com as bikes e deixar os outros meios de transporte um pouco de lado.

O texto Cidades Cicláveis, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que circulam no país pelo menos 50 milhões de bicicletas contra 41 milhões de carros.

A bicicleta é o meio de transporte favorito dos holandeses e é algo que, uma vez que se conhece a cidade, se entende perfeitamente. As mais de 400.000 bicicletas que circulam pelas ruas de Amsterdam contam com uma infraestrutura privilegiada.

Nesta medição, Reichert levou a bicicleta batizada de ETA até a incrivel marca de 144.18km/h.

Pesando apenas 4,55kg, a Scultura chega para ser a mais leve e mais aerodinâmica, desbancando a Trek Emonda. Esta bicicleta não é usada pelo equipe de ciclismo, afinal está bem abaixo do peso permitido pela UCI (União Ciclística Internacional). O conjunto quadro e garfo pesa 1kg (730g o quadro + 270g do garfo).

Trek Madone Butterfly
O valor da bicicleta é US$ 500 mil, mais de R$ 2,5 milhões.

A primeira bike: Uma Caloi Berlineta dobrável, de 1971, comprada em Maricá e totalmente restaurada por Leandro, só com peças originais.

Essa é a proposta da King E-Cheetah, uma e-bike “turbinada” capaz de acelerar até 140 km/h. Para entregar tanta velocidade, a bicicleta é equipada com um motor elétrico com potência de pico de 18 mil watts, gerando o equivalente a 24 cavalos.