Em qual órgão da planta ocorre a fotossíntese?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.4 / 5 10 votos

A fotossíntese acontece nos cloroplastos. Clorofila e carotenoides estão arranjados nos tilacoides dos cloroplastos, em unidades chamadas de fotossistemas. Duas etapas podem ser observadas na fotossíntese: reações luminosas e reações de fixação de carbono. No final da fotossíntese, são produzidos carboidratos.

Os organismos que realizam a fotossíntese são os vegetais, as algas e as cianobactérias, estes chamados de organismos autótrofos ou, em termos ecológicos, de produtores. Nas cianobactérias, por se tratar de organismos procariontes, a fotossíntese ocorre nas próprias lamelas membranosas presentes no citosol bacteriano.

A fotossíntese pode ser dividida em duas etapas: a fase fotoquímica, ou fase clara, e a fase química, também chamada de fase escura. A fase fotoquímica só ocorre na presença de luz e acontece nos tilacoides e nas lamelas membranosas. Sua função principal é converter energia luminosa em energia química.

Onde os cloroplastos estão localizados? O cloroplasto é uma organela celular encontrada em células de plantas e algas. Os cloroplastos ocorrem nas células de algas e nas células de plantas.

A fotossíntese é dividida em dois processos básicos: reação luminosa e reação de fixação de carbono.

A fotossíntese é um processo realizado por organismos autotróficos fotossintetizantes, como plantas, algas e alguns procariontes. Eles captam a luz solar, transformam em energia química e produzem os compostos orgânicos (carboidratos ou açúcares) a partir de água e dióxido de carbono.

A fase clara, fotoquímica ou luminosa, como o próprio nome define, são reações que ocorrem apenas na presença de luz e acontecem nas lamelas dos tilacoides do cloroplasto.

As plantas capturam a energia do sol e a usam para formar moléculas orgânicas essenciais à vida. Esse processo, a fotossíntese, requer o pigmento verde clorofila, que está presente nas folhas.

O pigmento conhecido como clorofila tem a função de captar a luz, garantindo, assim, que os organismos fotossintetizantes produzam seu alimento através do processo de fotossíntese. Dessa forma, a clorofila é fundamental para a manutenção do oxigênio disponível na Terra.

Nas plantas, o oxigênio entrará por estruturas chamadas de estômatos. A respiração celular é um evento complexo, mas, de maneira resumida, podemos dizer que nele ocorre uma reação entre a glicose e o oxigênio, gerando, no final, gás carbônico, água e energia.

Respiração celular é um processo pelo qual os organismos obtêm energia para realizar as mais diversas atividades. A respiração celular ocorre nas mitocôndrias, em presença de oxigênio, e é divida em três etapas: a glicólise, o ciclo do ácido cítrico (ou ciclo de Krebs) e a fosforilação oxidativa.

A fotossíntese é normalmente representada pela equação 6 CO2 + 6 H2O + luz --> C6H12O6 + 6 O2.

A história da fotossíntese começou na Grécia Antiga quando as pessoas acreditavam que as plantas obtinham seu alimento a partir do solo. Ouça o texto abaixo! Os vegetais são seres autótrofos, ou seja, seres que conseguem produzir seu próprio alimento através de um fenômeno que chamamos de fotossíntese.

A fotossíntese ocorre na organela subcelular conhecida como cloroplasto. Nele, existe um extenso sistema de membranas internas conhecidas como tilacóides, onde toda a clorofila está contida e onde ocorrem reações ligadas à etapa fotoquímica.

A fotossíntese acontece nos cloroplastos. Clorofila e carotenoides estão arranjados nos tilacoides dos cloroplastos, em unidades chamadas de fotossistemas. Duas etapas podem ser observadas na fotossíntese: reações luminosas e reações de fixação de carbono. No final da fotossíntese, são produzidos carboidratos.

OS CLOROPLASTOS UTILIZAM A LUZ DO SOL PARA FIXAR CARBONO
Estas organelas realizam a fotossíntese, processo que apresenta reações fotodependentes, aqui referidas como “fase clara”, e reações fotoindependentes, aqui referidas como “fase escura”.

Os alimentos das plantas são fornecidos pelo solo, que, além de sustentá-las, é o depósito das substâncias das quais os vegetais se alimentam.

É a fotossíntese que garante a sobrevivência da planta. É graças à fotossíntese que a planta produz seu próprio alimento. A luz é captada por meio de um pigmento verde chamado clorofila presente nas plantas.

A fase escura da fotossíntese ocorre no estroma dos cloroplastos. É assim chamada por não depender diretamente da energia luminosa para acontecer. No entanto, suas reações podem ocorrer tanto na presença quanto na ausência de luz.

CO2

Por meio dela, ao contrário dos animais, as plantas “respiram” CO2 e expelem oxigênio. Os raios de luz penetram nos estômatos das folhas e, contando com água e sais minerais, absorvidos pelas raízes, provocam uma reação bioquímica capaz de transformar a energia solar em energia vital.

Germinação: As sementes começam a crescer de acordo com as condições climáticas. Raízes: As raízes geralmente crescem debaixo da terra. Folhas: O caule as folhas se formam para que a planta possa produzir o seu prórpio alimento. Floração: O pólen das flores é usado para fazer sementes.