Em qual órgão a droga atua primeiramente no corpo humano no fígado nos pulmões ou no cérebro?

Perguntado por: alima . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Por se tratar de uma droga psicoativa, ela atinge diretamente o cérebro, mas esse não é o único problema e estrago causado por essa droga.

Dentre as várias causas de lesões hepáticas, têm-se as drogas ilícitas, tais como cocaína, crack e maconha, e lícitas como o álcool, que provocam sérias lesões no fígado, sendo que seu uso está aumentando cada vez mais.

A embolia pulmonar séptica e a pneumonia adquirida na comunidade estão entre as complicações pulmonares infecciosas mais comuns observadas em usuários de drogas intravenosas.

Uma das hipóteses mais aceitas até hoje é a de que a droga ativa o chamado sistema de recompensa cerebral. Esse sistema compreende algumas regiões do cérebro, localizadas dentro do sistema límbico que são responsáveis pelas emoções, sensações de prazer e relacionadas também com o problema do uso de drogas.

A heroína é uma droga opióide desenvolvida a partir da morfina. É considerada, segundo diversos especialistas, a droga mais viciante de todas.

desomorfina

Conheça a Krokodil: Apesar de ter sido inventada para uso médico em 1932, quando era chamada de desomorfina, a atual droga mais mortal e poderosa que existe na atualidade só começou a fazer sucesso mesmo nos últimos 10 anos, em especial depois que seu relativamente simples método de fabricação foi descoberto.

O MDMA

O MDMA em particular foi associado com o maior aumento da intimidade, enquanto o GHL/GHB foi caracterizado por aumentar mais os desejos sexuais das pessoas.

Usar drogas, especialmente de forma contínua, repetitiva e crescente, traz impactos terríveis para o cérebro do usuário. Nos primeiros usos o indivíduo pode até não se dar conta, mas, gradativamente, ele está matando neurônios. Isso significa diminuir a capacidade intelectual, muitas vezes, de maneira irreversível.

Quanto tempo as drogas ficam no sangue? O exame toxicológico de sangue é feito para identificar drogas que foram usadas há pouco tempo. Com ele, é possível analisar esse uso de 3 horas a 48 horas, salvo exceção da maconha, que pode ser detectada pelo período de 14 dias.

– Isquemia gastrointestinal: Os gases tóxicos desregulam o pH do estômago e do intestino e podem gerar lesões que evoluem à isquemia (redução de irrigação sanguínea). Nos casos mais graves pode haver perfuração dos órgãos. No caso do intestino, parte do órgão pode perder sua funcionalidade.

Na verdade, não há nenhuma substância que consiga cortar os efeitos da cocaína de modo imediato. Em algumas situações, é possível apenas amenizar os sintomas. Por exemplo, o leite, apesar de não cortar o efeito da cocaína, pode ajudar muito o usuário desse entorpecente.

São Paulo - Um estudo científico comparou os efeitos de sete drogas recreativas nos seres humanos e concluiu que a maconha é a menos mortal delas.

Drogas depressoras
Tais drogas afetam o cérebro, fazendo com que ele funcione de forma mais lenta. Elas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual. Exemplos: ansiolíticos (tranquilizantes), álcool, inalantes (cola) e narcóticos (morfina, heroína).

Cocaína

Cocaína faz o cérebro envelhecer mais rápido, sugere estudo.

São sinais clínicos de overdose de cocaína: palpitações, sudorese, cefaleia, tremores, ansiedade, hiperventilação, espasmo muscular e sinais de superestimulação adrenérgica como midríase, taquicardia, hipertensão, arritmia e hipertermia.

As 6 drogas mais viciantes do mundo e como agem no corpo

  • 1) Heroína. A heroína recebeu três de pontuação (de um máximo de três) na análise de Nutt. ...
  • 2) Cocaína. Segundo a pesquisa de Nutt, a cocaína é uma droga que causa dependência psicológica maior do que física. ...
  • 3) Nicotina. ...
  • 4) Metadona. ...
  • 5) Barbitúricos. ...
  • 6) Álcool.

Maconha

Maconha - Dentre as drogas ilícitas, a maconha é a mais consumida. Cerca de 7,7% de todos os brasileiros entre 12 e 65 anos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida. Em termos de usos habituais, cerca de 3,2% de todos os brasileiros consumiram alguma substância ilegal, o que equivale a quase 5 milhões de pessoas.

heroína

A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200% em animais de laboratório. Além de ser provavelmente a droga mais viciante, a heroína também é perigosa porque a dose que pode causar a morte é só cinco vezes maior que a necessária para ficar chapado.

O fentanil é uma droga opioide sintética extremamente poderosa. Pode ser aspirado ou injetado sozinho ou em combinação com outras drogas. O fentanil é 50 vezes mais forte que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina. Dessa forma, como essa droga é tão forte, você pode ter uma overdose e morrer a qualquer momento.

RIO — Os cogumelos alucinógenos, também conhecidos como cogumelos mágicos, são as drogas recreativas mais seguras, afirma o estudo Global Drug Survey 2017.