Em qual nível trófico está o homem?

Perguntado por: vmodesto . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Tradicionalmente considerado o último elo da cadeia alimentar, o ser humano, segundo equipe de pesquisadores, se situa, na verdade, no mesmo nível da anchova.

Resposta verificada por especialistas. A posição que o ser humano fica, de maneira normal, em relação aos outros animais é no topo da cadeia alimentar com uma determinação diferenciada da sua dinâmica de funcionamento.

As plantas ocupam o nível trófico dos produtores, os animais herbívoros ocupam o nível trófico dos consumidores primários, os animais carnívoros ocupam o nível dos consumidores secundários, e assim por diante.

Os vírus estão no topo da cadeia alimentar.

Os animais predadores são os que se alimentam de outros animais. Eles ocupam o topo da cadeia alimentar e por isso são encontrados em menor quantidade. Os predadores, geralmente, são de grande porte, ágeis e adaptados para a caça.

O ser humano é onívoro, ou seja, se alimenta tanto de plantas como de carnes. Neste caso, pode ser classificado como um consumidor primário, secundário ou terciário, de acordo com o alimento que consome.

Níveis tróficos são as partes de cada processo que os organismos desempenham na cadeia alimentar. Cada ser fica em um nível realizando determinado papel que vai influenciar nas atividades dos seres do nível subsequente. Os níveis são: produtores, consumidores e decompositores.

Quando se alimentam de organismos produtores, ocupam o nível dos consumidores primários ou consumidores de primeira ordem; quando se alimentam de consumidores primários, ocupam o nível trófico dos consumidores secundários ou consumidores de segunda ordem, e assim sucessivamente.

Algumas cadeias alimentares têm níveis adicionais, como os consumidores quaternários, que são os animais carnívoros que comem consumidores terciários. Os organismos que se encontram bem no topo da cadeia alimentar são chamados consumidores ápice.

Os organismos consumidores podem ser ainda classificados em primários, secundários, terciários, quaternários e assim sucessivamente. Entretanto, é importante destacar que as cadeias tendem a não ser muito grandes, sendo geralmente observadas cinco ou menos ligações.

O homem é um consumidor primário quando se alimenta da salada (organismos produtores) e é um consumidor secundário quando se alimenta do boi, que é um herbívoro.

No último nível trófico, temos os decompositores (fungos e bactérias). Eles são organismos que se alimentam de matéria morta e excrementos, convertendo-as em substâncias minerais, para que seja reutilizada pelos seres autotróficos, fechando assim o ciclo.

Os organismos que apresentam alimentação semelhante e que adquirem seus alimentos pelo mesmo número de passos na cadeia alimentar estão agrupados no mesmo nível trófico.

Os consumidores são organismos que se alimentam de outros organismos, como fazem todos os animais. Aqueles que se alimentam de produtores são chamados consumidores primários, como é o caso dos herbívoros, cujo alimento são as plantas.

onça pintada

Já no Brasil, o maior predador encontrado é a onça pintada, que atinge em média 120 kg. "Os maiores animais estão no Pantanal, onde já houve registro de onça com 158 kg", aponta Eizirik.

A posição da base da teia, correspondendo ao 1º nível trófico, é ocupada por produtores (em uma CADEIA DE PASTEJO) ou por matéria orgânica (em uma CADEIA DE DETRITOS). O 2º nível é ocupado pelos consumidores primários, que são herbívoros na cadeia de pastejo e detritívoros na cadeia de detritos.

Nível trófico, também conhecido por nível alimentar, representa o conjunto biótico (animais e vegetais) que integra o mesmo ecossistema, e nesse possui semelhantes hábitos alimentares. De acordo com a forma nutricional, os componentes bióticos são classificados em: autotrófico e heterotrófico.

Orca. A orca, apesar de ser uma espécie de golfinho, é conhecida como baleia-assassina. Este predador possui os dentes mais afiados entre todos e, com sua habilidade de caçar em grupo, qualquer animal pode se tornar presa.

O M amarelo deixou de ser o elemento mais visto pelas cidades por esse mundo fora, tendo sido ultrapassado pela cadeia Subway, que diz agora ser a maior cadeia alimentar do mundo. De acordo com a empresa, a Subway conta agora com 33.749 lojas contra as 33.737 detidas pela McDonald's.

Megalodon | O maior predador da história é um tubarão! - Canaltech.