Em qual linguagem C foi escrito?

Perguntado por: asubtil . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

C foi derivada da linguagem B, desenvolvida por Ken Thompson, que por sua vez se baseou-se na linguagem BCPL.

A linguagem C tomou existência nos anos de 1969 - 1973, em paralelo com o primitivo desenvolvimento do sistema operacional Unix; o período mais criativo ocorreu durante 1972. Outra inundação de mudanças apareceu entre 1977 e 1979, quando a portabilidade do sistema Unix estava sendo demonstrada.

A linguagem C é o resultado do processo de desenvolvimento iniciado com outra linguagem, chamada BCPL, desenvolvida por Martin Richards. Esta linguagem influenciou a linguagem inventada por Ken Thompson, chamada linguagem B. Sendo assim a linguagem C é a evolução da linguagem B.

Bjarne Stroustrup

A linguagem C pode ser facilmente encontrada em grandes jogos do mercado atual, editores de imagem e vídeo, robôs, sistemas de automação, e também muitos sistemas operacionais são programados totalmente ou parcialmente em C, como por exemplo o Windows, o Linux e o Mac OS.

A primeira linguagem de programação de alto-nível foi a Plankalkül, criada por Konrad Zuse entre 1942 e 1945. Já a primeira linguagem comercializada foi a FORTRAN, que foi desenvolvida e disponibilizada em 1954, por um time da IBM liderado pelo cientista da computação John Backus.

A primeira versão de C foi criada por Dennis Ritchie em 1972 nos laboratórios Bell para ser incluído como um dos softwares a serem distribuídos juntamente com o sistema operacional Unix do computador PDP-11, na equipe certificada por Ken Thompson.

A linguagem C é chamada de linguagem nível intermediária, pois combina os elementos das linguagens de alto nível com o funcionalismo da linguagem nível máquina. Com C é possível ter controle exato de como um programa se comporta e dá acesso direto à partes do hardware, como o espaço na memória do computador.

Afinal, qual a diferença entre C e C++?
Como uma extensão do C, a principal diferença do C++ é que ele é orientado a objetos. Já o C é orientado a procedimentos. Assim, é possível dizer que o C++, para a programação, é mais flexível em comparação ao C.

Agora que você já conhece a origem do nome da linguagem “Java”, que tal entender como ela se desenvolveu tecnicamente? Tudo começou em 1990, quando a Sun Microsystems criou uma equipe chamada Green Team, liderada por James Gosling.

O nome C++ foi criado por Rick Mascitti em 1983, o nome representa um incremento (operador ++ de incremento no C) na linguagem C. A linguagem não foi chamada de D porque é uma extensão da linguagem C.

As principais características da linguagem C, e que a definem, são: portabilidade, modularidade, recursos de baixo nível e simplicidade. Além disso, ela é uma linguagem imperativa de uso geral.

Curiosamente, o espanhol, língua que inventou a cedilha no século 11, não a usa mais: a palavra vem provavelmente de zedilla, diminutivo de zê. A cedilha era um z pequeno – e foi mesmo pelo z que o idioma de Lionel Messi acabou por substituir o ç, cabendo ao português e ao francês garantir sua sobrevivência.

ex.: C = («nome da letra c», Dicionário Houaiss).