Em qual idade o homem tem mais testosterona?

Perguntado por: efreitas . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

No homem, a produção de testosterona em grande escala começa na fase da puberdade, ou seja, dos 10 aos 16 anos.

Para aumentar os níveis de testosterona circulantes no sangue é importante ter uma alimentação rica em zinco e vitaminas A e D, praticar atividade física, de preferência utilizando pesos, e ter uma boa noite de sono. Assim, é possível manter os níveis de testosterona normais e o bom funcionamento do organismo.

A secreção de testosterona começa a declinar nos homens a partir dos 30 anos. Estudos mostram que, na faixa dos 40 aos 70 anos, a queda é de 0,8% ao ano. O impacto dessa redução fisiológica é mal conhecido e varia entre os indivíduos.

Publicado na revista científica Archives of Sexual Behavior, um novo estudo não encontrou nenhuma relação entre a quantidade de pelos faciais e a autopercepção de dominância em homens e seus níveis de testosterona.

Nível normal de testosterona no organismo
Em média, considerando as bases gerais, uma variação normal de testosterona está entre 300 a 900 nanogramas (ng) por decilitro de sangue. Mas homens com menos de 25 anos apresentam uma quantidade maior e isso é muito natural.

Como aumentar a testosterona de forma natural

  1. Perca peso. O peso em excesso não ajuda. ...
  2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força. Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. ...
  3. O zinco é um bom aliado. ...
  4. Reduza o stress. ...
  5. Estímulos sexuais.

Existem muitos sintomas que podem ser alertados sobre os níveis de testosterona no organismo. Nos homens as mais comuns são fadiga, diminuição de energia e disfunção erétil. Enquanto nas mulheres, a oleosidade da pele, acnes e aumento de pelos no corpo.

O abacate, assim como o salmão e o atum, funciona como fonte de gorduras boas, que são essenciais para a produção de testosterona. As gorduras mono e poli-insaturadas presentes na fruta ajudam a aumentar o HDL e também são importantes para a saúde do coração.

O zinco tem um papel fundamental no ganho de massa muscular e melhora no desempenho em atividades físicas, pois participa do processo de três dos mais importantes hormônios anabólicos, sendo o primeiro deles a testosterona, mas também promove o aumento da produção do hormônio do crescimento (GH) e da insulina (IFG-1), ...

Auge da atração dos homens é aos 50 anos, e das mulheres aos 18, diz estudo.

Segundo o médico, com a idade a diminuição do volume de esperma pode acontecer e também pode estar ligada à ejaculação mais de uma vez ao dia.

Os carecas têm mais testosterona, por isso perdem os cabelos. Mito. A perda de cabelo não é provocada pelo excesso de testosterona. O que influencia é a maior conversão da testosterona em DHT.

Isso pode ser explicado por diversos fatores. Alguns homens não conseguem ter pelos no rosto por uma questão de genética; outros ainda não têm idade suficiente para que os fios fiquem grandes, e ainda há as pessoas que sofrem com a falta de um barbão bonito por causa do estresse do dia a dia.

Baixos níveis de testosterona. Em alguns casos, baixos níveis de testosterona podem ser a causa de um maus crescimento da Barba. Pessoas com níveis extremamente baixos de testosterona podem ter menos pelos faciais.

Baixa libido, redução da fertilidade e disfunções sexuais, como a impotência. Físicas: Perda de força, aumento da gordura corporal, diminuição da massa muscular, redução da libido, cansaço constante, problemas com memória e desenvolvimento de resistência à insulina, gerando consequente risco de diabetes.

Hoje, sabe-se que pode acontecer uma grande diminuição dos níveis de testosterona em condições como obesidade grau 3, infecção pelo vírus HIV, estresse psicológico, doenças debilitantes, abuso do álcool e tabagismo ou como efeito colateral de medicamentos como os derivados da cortisona, por exemplo.