Em qual fase do sono acontecem os sonhos?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

REM

O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.

4. Sono REM (Fase 4) O sono REM é a última fase do ciclo do sono, que dura cerca de 10 minutos e que normalmente começa 90 minutos depois de adormecer. Nesta fase, os olhos se movimentam muito rapidamente, o batimento cardíaco aumenta e os sonhos aparecem.

Existem quatro fases do sono: NREM estágio 1, NREM estágio 2, NREM estágio 3 e REM. O significado das siglas são: REM: Movimento rápido dos olhos (do inglês: rapid eye movement) NREM: Não - REM.

O que acontece no corpo durante o sono REM
A atonia é uma perda temporária do tônus muscular, como uma paralisia temporária dos músculos do corpo. Apenas os olhos e a musculatura de respiração permanecem ativos. Essa imobilização protege você de você mesmo, ou melhor, dos seus sonhos.

O sono profundo geralmente ocorre na primeira metade da noite. Ele apresenta como padrão ondas cerebrais de baixa frequência e alta amplitude, isto é, ondas delta.

Quais as características do sono REM?

  1. Movimentos oculares rápidos.
  2. Atividade cerebral intensa.
  3. Sonhos vívidos.
  4. Movimentos musculares involuntários.
  5. Batimentos cardíacos mais acelerados e respiração mais intensa, de modo a garantir maior oferta de oxigênio.

As fases do sono

  • NREM 1: Chamado “sono leve”. É quando ainda estamos cochilando, podendo despertar com qualquer barulho. ...
  • NREM 2: Sono leve intermediário. ...
  • NREM 3: Chamado “sono profundo”, essa fase é fundamental para o descanso do corpo. ...
  • REM: É o sono profundo avançado.

90 minutos

Em adultos, o sono REMocorre pela primeira vez depois de cerca de 90 minutos dormindo, e se repete várias vezes ao longo da noite, com duração cada vez maior, especialmente na segunda metade da noite, podendo chegar perto de uma hora. Você sai do sono profundo, e há vários eventos fisiológicos que acontecem.

Durante a noite, o cérebro passa por dois estágios: o sono não-REM, que envolve o movimento rápido dos olhos, e o REM. Sonhamos em ambos momentos, mas os sonhos do período REM são mais intensos. Isso acontece porque esse é o período em que há maior atividade cerebral.

Resumindo, o facto de uma pessoa se lembrar de um sonho não é indicativo de um sono de qualidade, podendo significar que simplesmente acordou na hora certa para se lembrar, o que pode estar associado a múltiplas doenças.

Quando sonhamos, nosso cérebro tenta resolver os problemas que nos ocupam durante o dia. Dormir pode ser a solução para um problema que não conseguimos resolver. Além disso, um sonho pode ser um reflexo fiel ou, na maioria dos casos, simbólico do que ocupa a nossa mente, de nossos medos e de nossos desejos.

Para uma recuperação completa do seu corpo e mente, você precisa ter uma quantidade suficiente de sono em geral, mas também o suficiente para o sono REM e Profundo. O sono REM deve constituir 20 a 25% do sono total e o profundo 10-20%. Isso deixa 50-60% para o sono leve.

Quando estamos dormindo, percorremos os estágios do sono REM e não-REM várias vezes. Normalmente, o sono REM ocorre pela primeira vez cerca de 90 minutos após o adormecer. Durante uma noite típica de descanso, os períodos REM vão se tornando cada vez mais longos e profundos.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.