Em qual fase do cio a cadela sangra?

Perguntado por: icamacho7 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta.

O sangramento é normal nesse período, podendo apresentar diferente tonalidades: cor de sangre fresco, rosado, amarelado ou marrom. O padrão é a fêmea liberar apenas gotículas ou pequenos jatos, pois grandes quantidades, mau cheiro ou sintomas de febre e dor merecem cuidados médicos.

De maneira simples, o cio corresponde ao período menstrual das mulheres. É quando sua cadela está pronta para acasalar e emite alguns cheiros que podem ser atraentes para os cachorros machos. Porém, diferente das mulheres, no mundo canino esse período só ocorre, geralmente, duas vezes ao ano.

Inchaço na vulva. Vermelhidão ou escurecimento da vulva. Liberação de secreção ou sangramento.
...
Já no período fértil, esses sinais desaparecem e é mais comum perceber mudanças no comportamento, como:

  • Carência.
  • Agitação.
  • Agressividade.
  • Xixi em vários locais.
  • Lambedura excessiva.

Sinestar é indicado para evitar ou anular o cio na cadela ou gata; falsa gestação em cadelas; hipersexualidade do macho; adenoma de glândulas perianais; hipertrofia prostática do cão; tumores estrógeno dependentes na cadela; dermatite miliar felina; granuloma eosinofílico em gatos.

É importante lembrar que alguns animais podem não ter sangramento porque estão apresentando alterações hormonais e isto não deve ser confundido com cio silencioso”, explica a doutora em medicina veterinária Sabrina Marin Rodigheri, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo.

Proestro: Nesse período, que pode chegar a três semanas, é quando se produz o sangramento. O qual pode apresentar distintas tonalidades, desde uma cor de sangue fresco a outro mais rosado, amarelado ou marrom.

As fêmeas podem cruzar após o termino do sangramento, que deve durar algo em torno de 9 dias. O cio é dividido em quatro fases: proestro, estro, diestro e anestro, e no próximo tópico, você conhecerá cada um deles. Por exemplo, a ovulação ocorre no estro, cerca de nove dias depois do início do cio.

Normalmente, o fim do cio acontece com cerca de três a quatro semanas após o início do sangramento. O mais importante aqui é prestar atenção no fim do estro, quando o comportamento da cadela deixará de ficar mais agitado, a vulva volta ao tamanho natural e não haverá mais sangramento.

Entre os sintomas do cio, estão:

  1. edema (aumento do volume) da vulva;
  2. eritema (vermelhidão) discreta ou escurecimento da região;
  3. secreção vaginal sero-sanguinolenta;
  4. carência;
  5. inquietação;
  6. cachorra no cio tem cólica;
  7. agressividade;
  8. receptividade ao macho.

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

Para o veterinário, o ideal é castrar a cadela pouco tempo depois do primeiro cio. Para ele, esse seria um momento ideal para evitar a maioria dos problemas ou reduzi-los. Geralmente, após sessenta dias do primeiro cio, a cadelapode ser castrada.

Vick VapoRub ou outro spray de metanol são ótimas opções, pois podem disfarçar o cheiro da cadela durante o cio. Passe o spray várias vezes por dia para manter o cachorro calmo quando estiver na mesma casa ou local da fêmea.