Em qual estação do ano estamos?

Perguntado por: nrocha . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Início das estações do ano no Hemisfério Sul – 2020

Estação do anoInício
Outono20 de março de 2020 às 00h50min
Inverno20 de junho de 2020 às 18h44min
Primavera22 de setembro de 2020 às 10h31min
Verão21 de dezembro de 2020 às 07h02min

Primavera

Primavera 2023 começa hoje (23): veja o que estudar sobre a estação.

Verão brasileiro pode ter 'graus a mais'
Mas, em 2023, o país será afetado pelo fenômeno climático El Niño, que contribui para uma primavera e verão com temperaturas em torno ou acima da média, favorecendo períodos prolongados de calor mais intenso.

23 de setembro

A primavera no Hemisfério Sul começa no dia 23 de setembro, às 3h50, e termina no dia 22 de dezembro de 2023, à 0h27 (horário de Brasília).

21 de junho

O inverno é um das quatro estações do ano, que se inicia no final do outono e termina com o início da primavera. No Brasil, ele começa no dia 20 ou 21 de junho e acaba no dia 22 ou 23 de setembro.

Outubro é um mês naturalmente mais quente sobre grande parte do Brasil e mais quente do que setembro. Assim, temperaturas até mais elevadas do que as que serão observadas esta semana poderão ocorrer ao longo do mês de outubro.

23 de setembro

A primavera, no Brasil, inicia-se entre os dias 22 e 23 de setembro e segue até o dia 21 ou 22 de dezembro. Como dito anteriormente, ela tem início logo após o fim do inverno e antecede o verão.

A intensa e longa onda de calor que atingiu o Brasil desde 17 de setembro de 2023 está chegando ao fim. Em alguns estados, a máxima passou de 40°C nos últimos dias.

A combinação do recorde de calor nos oceanos registrado em agosto com a provável continuidade do El Niño até março de 2024 aponta para um verão com máximas inéditas pelo Brasil.

Uma das principais características do outono é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência. Além das mudanças de temperatura, a estação é marcada pela maior incidência de ventos e pela diminuição da umidade do ar.

As estações do Ano. Todo mundo já sabe que durante o ano ocorrem quatro estações: Primavera, verão, outono e inverno. As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol, dura um ano.

As temperaturas entram em gradativa elevação no decorrer do mês de setembro. No entanto, ainda há previsão de temperaturas amenas, principalmente na primeira quinzena do mês, com a passagem de duas frentes frias e a entradas forte do ar polar.

A cidade de São Paulo registrou o dia mais quente de 2023 neste domingo (24), com 36,5º C. Essa é também a sexta maior temperatura já registrada na capital, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), e o maior registro para o mês de setembro desde 1943.

Sua última análise atribui “uma chance bastante alta – acima de 80% neste momento – de que 2023 seja o ano mais quente já registrado”, disse Zeke Hausfather, cientista climático da Berkeley Earth. Os pesquisadores finalizarão as classificações anuais de temperatura em janeiro.

Nova estação vai registrar volumes elevados de precipitação e ocorrência de fenômenos meteorológicos severos, como chuva intensa e altos volumes acumulados em curto intervalo de tempo, com fortes rajadas de vento e granizo.

A tendência para a primavera é de retorno gradual da chuva, mas ainda de forma irregular, com volumes acima da média histórica previstos para o Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Já no Mato Grosso, centro-norte de Goiás e no Distrito Federal, a previsão é de chuva abaixo da média climatológica.

A tendência para a primavera é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda região Centro-Oeste, exceto no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

Primavera no Brasil
Para a maior parte das regiões brasileiras, a primavera costuma ser marcada pelo aumento gradativo de calor. Assim, embora nem sempre aconteça dessa forma, inicialmente com uma temperatura amena, o calor vai aumentando ao longo da primavera para receber o verão.

Normalmente, chove mais em dezembro, janeiro e fevereiro”, explica. No entanto, apesar de não ser o recordista em precipitações, março ainda é um mês mais úmido do que outros. “Neste mês ainda é verão e, por isso, há instabilidade e possibilidade de chuva”, completa a meteorologista.

Outubro é um mês tipicamente de primavera, com menos frio e um aumento dos dias de calor no Sul do Brasil, ao passo que no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil marca o retorno da chuva mais frequente, com temporais principalmente da tarde para a noite.