Em qual dos sistemas de amortização a primeira prestação é mais alta?

Perguntado por: rcrespo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Entenda a diferença entre as duas formas de amortização de financiamentos a longo prazo

Tabela PriceSAC
Parcelas iguais do começo ao fimParcelas de valor descrescente - começa maior e vai diminuindo
Amortização crescenteAmortização constante com valor fixo
Primeira prestação mais barataPrimeira prestação mais cara

Qual a diferença entre Tabela SAC e Tabela Price? A Tabela Price é um sistema de amortização de empréstimos que tem como base o juros compostos, enquanto a Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) é um sistema de amortização de empréstimos que tem como base o juros simples.

III – SACRE – SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO CRESCENTE
As amortizações terão um valor cada vez maior ao longo do período em que o valor é financiado/emprestado e os juros cada vez menores. O cálculo do SACRE se repete a cada 12 meses, reduzindo os juros do montante que já foi amortizado.

A melhor forma de escolher qual tabela, Price ou Sac, é mais interessante para você, é fazendo um comparativo de suas vantagens em relação às suas pretensões e condições financeiras. Operações de crédito na tabela SAC são mais utilizadas para financiamentos de longo prazo e, portanto, podem ter taxa de juros menor.

Portanto, a Tabela SAC é uma boa escolha para quem conseguir antecipar ao máximo as primeiras parcelas. Por sua vez, a Tabela Price permite uma maior previsibilidade para elaborar um planejamento de longo prazo, pois as parcelas não se alteram.

A principal diferença entre os dois modos está no valor de cada prestação e isso afeta até mesmo na quantia total de juros! Enquanto no SAC as parcelas são maiores no início e menores no final, por causa da diminuição progressiva dos juros, na Tabela Price as parcelas começam baixas e com o passar dos meses aumentam.

Concluindo. Como você pôde ver, a melhor taxa de financiamento imobiliário 2023 é da Caixa Econômica, a partir 8,00% ao ano (mais a TR). Fazer um comparativo entre as alternativas oferecidas no mercado é a melhor forma de tomar boas decisões.

No Sistema SAC a prestação será maior no início, o que poderá comprometer significativamente o orçamento. Já na Tabela Price, são pagas prestações menores e constantes, o que pode dar mais segurança para algumas pessoas.

A principais vantagens da Tabela SAC são o valor decrescente das parcelas com o passar do tempo. Além disso, podemos mencionar o valor mais baixo dos juros ao longo do período do financiamento e a facilidade de financiar, devido a preferência dos bancos por esse sistema.

Basicamente, em uma dívida bancária, a prestação é composta pelo valor da amortização (valor real da dívida) e dos juros. Nesse caso, se você comprou um imóvel de R$ 200.000 e financiou em 240 meses, R$ 1.000 seriam referentes à amortização e o restante do valor da parcela seria o percentual de juros.

Existem diferentes sistemas de amortização e os dois principais é o SAC e a Tabela Price. No SAC as parcelas de dívida vão sendo reduzidas com o tempo, pois a amortização é constante. Já na Tabela Price o valor das parcelas é sempre o mesmo.

O SAC possui parcelas decrescentes, mas há a correção da inflação. A vantagem é que na amortização há um abatimento maior dos juros do que ocorre na tabela Price....Já o Sacre mistura o SAC com a tabela Price. No começo, as prestações têm valor crescente, mas diminuem com o passar do tempo.

Sistema de Amortização Constante ou SAC
Essa é a modalidade de pagamento de financiamento mais utilizada do Brasil. Ela funciona retirando uma parte do saldo do devedor de forma igual ao longo do tempo para compor a prestação, essa quantia acaba recebendo o nome de amortização.

O Sistema de Amortização Constante (SAC) ou Método Hamburguês consiste na amortização constante da dívida com base em pagamentos periódicos decrescentes. Ou seja, quanto mais o tempo passa, menores ficam as parcelas de quitação do saldo devedor enquanto o valor é amortizado de maneira constante em todos os períodos.

São duas opções: financiamento com sistema de amortização costante (SAC) ou um sistema misto (MIX). No SAC, o valor das parcelas diminui a cada mês. Já no MIX o valor começa com valor mais alto nos primeiros meses e passa a ficar menor a partir do 37 mês.

A principal vantagem do SAC é que a amortização nas primeiras parcelas é maior, já que elas são parcelas mais caras. O ponto positivo do Itaú MIX é não ter variação nos 3 primeiros anos de contrato.

A Tabela SAC, por sua vez, também chamada de Sistema de Amortização Constante, consiste em um modelo em que o pagamento do valor financiado ocorre de forma constante, mas as parcelas serão compostas pelos juros que foram acordados durante a concessão do financiamento imobiliário.

A variação pode vir da TR, taxa que depende da movimentação de títulos públicos no mercado secundário – e sobe quando a taxa básica de juros, a Selic, é elevada. O valor, contudo, não costuma ser um problema. Depois de um bom tempo zerada, a TR dos últimos 12 meses (fev/22 – jan/23) está em 1,78% ao ano.