Em qual das frases abaixo o uso da crase está incorreto?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Resposta: Alternativa d) Pedro trabalhará de segunda à sexta-feira. Explicação: Embora a crase seja sempre usada quando falamos de horário, em dias da semana, o uso é incorreto em qualquer situação.

O acento grave (`) é utilizado para sinalizar a crase, nome dado ao fenômeno de fusão da preposição "a" com o artigo "a(s)" ou com os pronomes "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo". Não se deve usar o acento grave antes de palavra masculina, como é o caso do substantivo "pé". A escrita correta, portanto, é "a pé".

Crase (acento grave)
Em português, ela é formada com a junção da preposição “a” com o artigo feminino definido “a”, resultando em “à”. Para verificar se determinado “a” deve levar o acento grave, você pode fazer esses dois testes: a) Troque o termo feminino por um termo masculino, respeitando o plural ou o singular.

É obrigatório o emprego da crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.

A crase (`) serve para evitar a repetição da letra "a" nas situações em que precisamos utilizar o artigo definido a, ou os pronomes aquela, aquele e aquilo, junto com a preposição a. Exemplos: Vamos à praia? Fui às compras ontem.

Resposta: A palavra xá não é uma bebida.

Alternativa e: A questão social continua prioritária demais para ser relegada à segundo plano. Explicação: Esta é a única alternativa que não reúne as condições para a ocorrência da crase. Nela, há apenas preposição, sem artigo feminino (ser relegada a + o segundo plano), logo não há crase.

A crase não deve ser empregada junto a artigos, exceto junto ao artigo "a". Os artigos (o, a, um, uma e suas flexões) são palavras que determinam um nome; por isso serem chamados de determinantes.

Hoje, falaremos sobre os casos em que não se usa a crase justamente porque não ocorre a fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a(s”). Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo.

1. Só ocorre crase diante de palavras femininas; portanto, nunca use o acento grave indicativo de crase diante de palavras que n˜ao sejam femininas. Exemplos: O sol estava a pino. Sem crase, pois pino n˜ao é palavra feminina.

Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Resposta: A noite.

Resposta verificada por especialistas
Em relação à colocação de crase, a alternativa errada é: "A medida que o tempo passa, mudamos de ideia", pois à medida tem crase.

É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em algumas locuções conjuntivas como, por exemplo, “à saúde”.

Uma das formas mais eficientes para testar se uma frase exige ou não o uso da crase é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino. Se utilizando um substantivo masculino temos como resultado a contração “AO” (preposição + artigo), significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.

- Obrigatória sempre que tiver artigo “a” antecedendo palavra feminina. - Quando houver locução adverbial de tempo, modo e lugar. - Na presença de locução prepositiva “de”. - Na presença de locuções conjuntivas “à medida que” e “à proporção que”.

Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.

O termo escola é palavra feminina, logo, admite o artigo a. Por isso, usa-se a crase.

O verbo agradecer é um verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença de uma preposição, quando o agradecimento se refere a alguma coisa. Não havendo preposição, não ocorre crase, estando apenas presente o artigo definido feminino a.

– Nada foi igual às suas atitudes. Nessa frase o acento indicador de crase é obrigatório, pois há tanto a preposição a quanto o artigo as: a +as suas atitudes.

TERRA – A palavra “terra” não admite crase quando se opõe a “bordo”, à “água”. Quando não se opõe a “bordo”, à “água”, usa-se a crase quando possível.