Em qual das frases abaixo o uso da crase está incorreto?
Resposta: Alternativa d) Pedro trabalhará de segunda à sexta-feira. Explicação: Embora a crase seja sempre usada quando falamos de horário, em dias da semana, o uso é incorreto em qualquer situação.
Em que caso o acento indicador de crase está incorretamente empregado?
O acento grave (`) é utilizado para sinalizar a crase, nome dado ao fenômeno de fusão da preposição "a" com o artigo "a(s)" ou com os pronomes "aquele(s)", "aquela(s)", "aquilo". Não se deve usar o acento grave antes de palavra masculina, como é o caso do substantivo "pé". A escrita correta, portanto, é "a pé".
O que é um erro de crase?
Crase (acento grave)
Em português, ela é formada com a junção da preposição “a” com o artigo feminino definido “a”, resultando em “à”. Para verificar se determinado “a” deve levar o acento grave, você pode fazer esses dois testes: a) Troque o termo feminino por um termo masculino, respeitando o plural ou o singular.
Faz mal a saúde tem crase?
É obrigatório o emprego da crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.
Qual a regra do uso da crase?
A crase (`) serve para evitar a repetição da letra "a" nas situações em que precisamos utilizar o artigo definido a, ou os pronomes aquela, aquele e aquilo, junto com a preposição a. Exemplos: Vamos à praia? Fui às compras ontem.
O que está errado na frase Quero tomar um chá de camomila?
Resposta: A palavra xá não é uma bebida.
Qual a alternativa que aponta a frase incorreta quanto ao acento indicativo da crase?
Alternativa e: A questão social continua prioritária demais para ser relegada à segundo plano. Explicação: Esta é a única alternativa que não reúne as condições para a ocorrência da crase. Nela, há apenas preposição, sem artigo feminino (ser relegada a + o segundo plano), logo não há crase.
Quando a crase não pode ser empregada?
A crase não deve ser empregada junto a artigos, exceto junto ao artigo "a". Os artigos (o, a, um, uma e suas flexões) são palavras que determinam um nome; por isso serem chamados de determinantes.
Por que não se usa crase?
Hoje, falaremos sobre os casos em que não se usa a crase justamente porque não ocorre a fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a(s”). Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): Aquela loja não vende a prazo.
Quando não usar crase PDF?
1. Só ocorre crase diante de palavras femininas; portanto, nunca use o acento grave indicativo de crase diante de palavras que n˜ao sejam femininas. Exemplos: O sol estava a pino. Sem crase, pois pino n˜ao é palavra feminina.
Em qual frase o acento indicador de crase pode ser dispensado?
Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.
Qual das expressões abaixo não deve receber acento indicativo de crase?
Resposta: A noite.
Quanto a colocação da crase marque a alternativa errada?
Resposta verificada por especialistas
Em relação à colocação de crase, a alternativa errada é: "A medida que o tempo passa, mudamos de ideia", pois à medida tem crase.
Faz bem a saúde tem crase?
É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em algumas locuções conjuntivas como, por exemplo, “à saúde”.
Como não errar no uso da crase?
Uma das formas mais eficientes para testar se uma frase exige ou não o uso da crase é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino. Se utilizando um substantivo masculino temos como resultado a contração “AO” (preposição + artigo), significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.
Quais são os casos de crase?
- Obrigatória sempre que tiver artigo “a” antecedendo palavra feminina. - Quando houver locução adverbial de tempo, modo e lugar. - Na presença de locução prepositiva “de”. - Na presença de locuções conjuntivas “à medida que” e “à proporção que”.
Foi a cozinha tem crase?
Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.
Tem crase a escola?
O termo escola é palavra feminina, logo, admite o artigo a. Por isso, usa-se a crase.
Sou grata a faculdade tem crase?
O verbo agradecer é um verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença de uma preposição, quando o agradecimento se refere a alguma coisa. Não havendo preposição, não ocorre crase, estando apenas presente o artigo definido feminino a.
Quanto a situação tem crase?
– Nada foi igual às suas atitudes. Nessa frase o acento indicador de crase é obrigatório, pois há tanto a preposição a quanto o artigo as: a +as suas atitudes.
Tem crase antes de Água?
TERRA – A palavra “terra” não admite crase quando se opõe a “bordo”, à “água”. Quando não se opõe a “bordo”, à “água”, usa-se a crase quando possível.