Em qual das frases abaixo o uso da crase está incorreta?

Perguntado por: ebarros8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Resposta: Alternativa d) Pedro trabalhará de segunda à sexta-feira. Explicação: Embora a crase seja sempre usada quando falamos de horário, em dias da semana, o uso é incorreto em qualquer situação.

A palavra crase tem origem na Grécia e significa mistura ou fusão. Na língua portuguesa, a crase indica a contração de duas vogais idênticas, mais precisamente, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com o a do início de pronomes.

Questão 23. (UFPR) Quais as formas que completam, pela ordem, as lacunas das frases seguintes? Daqui ___ pouco vai começar o exame; Compareci ___ cerimônia de posse do novo governador; Não tendo podido ir ___ faculdade hoje, prometo assistir ___ todas as aulas amanhã. Alternativa e: a - à - à - a.

Regras de quando NÃO usar crase
A crase não deve ser usada nas seguintes situações: antes de palavras masculinas; antes de verbos; antes de pronomes pessoais do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) e do caso oblíquo (me, mim, comigo, te, ti, contigo, se, si, o, lhe);

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Resposta: Letra (e).

Resposta verificada por especialistas
Em relação à colocação de crase, a alternativa errada é: "A medida que o tempo passa, mudamos de ideia", pois à medida tem crase.

O fenômeno da crase é indicado ortograficamente através do uso do acento grave. Exemplos: Gosto de comida à mineira. Fomos àquela cidade no mês passado.

Quando o complemento é “pessoa” (física ou jurídica), o verbo “pagar” é transitivo indireto (TI), e exige um complemento com a preposição “a”. Paguei ao banco Itaú. Paguei à funcionária.

A crase é um fenômeno que ocorre quando juntamos a preposição “a” com o artigo “a”. Por exemplo: A aluna foi (a + a) à escola. Um ponto que devemos destacar é que ela só existe antes de palavras femininas.

“___ anos que o homem se pergunta: se não ___ medos, como ___ esperanças?” e) Faz, houvessem, existiria. Alternativa a: Faz, houvesse, existiriam. O verbo fazer impessoal (que indica tempo) sempre é conjugado na 3.ª pessoa do singular: Faz anos.

  1. Por que = Usado no início das perguntas.
  2. Por quê? = Usado no fim das perguntas.
  3. Porque = Usado nas respostas.
  4. O porquê = Usado como um substantivo.

Consoante o número de predicados, as frases podem ser classificadas como: Frases simples: se têm uma só forma verbal (verbo ou complexo verbal), ou seja, um só predicado. Frases complexa: se têm duas ou mais formas verbais (verbos ou complexos verbais), ou seja, dois ou mais predicados.

A crase deve ser usada nos seguintes casos:

  • antes de palavras femininas;
  • na indicação de horas;
  • nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas femininas;
  • antes da expressão "à moda de", mesmo quando ela esteja subentendida.

– Nada foi igual às suas atitudes. Nessa frase o acento indicador de crase é obrigatório, pois há tanto a preposição a quanto o artigo as: a +as suas atitudes.

Todos o meses do ano são substantivos masculinos. Como norma, não devemos usar a crase antes de palavras masculinas. Por isso, não usamos o acento grave entre os meses do ano: O ano letivo vai de fevereiro a novembro.

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).