Em qual contexto se deflagraram a primeira e a segunda guerra dos bôeres?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

A 1ª Guerra dos Bôeres se deflagra no contexto da anexação do território Transvaal pelos ingleses. A 2ª Guera dos Bôeres aconteceu no contexto da descoberta do ouro em Joanesburgo e de atritos ideológicos entre imperialistas e republicanos.

Supremacia britânica e campos de concentração
Os bôeres tentaram, sem êxito, continuar a luta através de guerrilhas. Mas a vingança dos britânicos foi terrível: 30 mil propriedades foram incendiadas, plantações e animais mortos. Mulheres e crianças foram internadas em campos de concentração, onde morreram aos milhares.

A Segunda Guerra Boer, travada entre 11 de outubro de 1899 e 31 de maio de 1902, foi um conflito lutado entre o Império Britânico e as duas nações Bôer, a República Sul-Africana e o Estado Livre de Orange, sobre o domínio da África do Sul. Ficou conhecida também simplesmente como Guerra Boer ou Guerra Anglo-Boer.

O desencadear da guerra ocorreu devido à anexação por parte da Inglaterra, do território da República do Transvaal, em 1877. As forças boers não aceitaram o fato e atacaram todos os comboios militares ingleses, sendo que em menos de duas semanas, todos os aquartelamentos britânicos estavam cercados por forças boers.

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939. A Segunda Guerra Mundial ficou marcada pelos horrores do Holocausto e do lançamento das bombas atômicas.

As principais consequências foram:
Em 1910, formou-se a União Sul-Africana. - Aumento do imperialismo britânico na região sul da África. - Após a guerra, os bôeres se ficaram ainda mais nacionalistas e determinados a preservar sua cultura e identidade sob a dominação inglesa.

O fim da rendição bôere aconteceu em março de 1902 e a guerra acabou com o Tratado de Vereeniging, no mesmo mês. O tratado previa a criação da União da África do Sul (o que só ocorreria em 1910) e acabava com a existência do Transvaal e de Orange como repúblicas bôeres, anexando-as ao Império Britânico.

Em 03 de novembro do mesmo ano, os ingleses decretaram guerra à China, que começou efetivamente no início do ano seguinte. Essa Primeira Guerra do Ópio durou de 1840 a 1842 e resultou na derrota chinesa e na consequente subordinação da China às potências ocidentais que exigiam abertura ao livre mercado.

Os bôeres ou bóeres, ou ainda bures, são os descendentes dos colonos calvinistas dos Países Baixos e também da Alemanha e da Dinamarca, bem como de huguenotes franceses, que se estabeleceram nos séculos XVII e XVIII na África do Sul cuja colonização disputaram com os britânicos.

Os bôeres rendem-se por meio do tratado de Vereeniging, onde era dado a eles 3 milhões de libras esterlinas em compensação e a promessa de um eventual governo, o estabelecimento da União da África do Sul em 1910.

20 de dezembro de 1880 – 31 de maio de 1902

As guerras boers ou guerras dos boers (ou bôeres) foram dois confrontos armados na África do Sul que opuseram os colonos de origem holandesa e francesa ao exército britânico que pretendia apoderar-se das minas de diamantes recentemente encontradas naquele território.

Pronuncia-se /sín-dro-ma/, esdrúxula.

As causas que contribuíram para o início da Segunda Guerra Mundial foram muitas. Podemos destacar a Grande Depressão, o descontentamento com o Tratado de Versalhes, as ideologias fascista e nazista, e finalmente, o expansionismo japonês.

A invasão da Polônia resultou no início da Segunda Guerra Mundial e foi consequência do ressentimento de Hitler por causa de territórios perdidos pela Alemanha na década de 1910. A Segunda Guerra Mundial começou a partir de um ato de agressão da Alemanha Nazista contra a Polônia em 1º de setembro de 1939.

O estopim para a Segunda Guerra Mundial
Foi a Teoria do Espaço Vital que levou Hitler a invadir a Polônia, em 1939, buscando recuperar o domínio sobre a cidade de Danzig. Existiram várias tentativas anteriores de reanexar o território, mas apenas em 1º de setembro de 1939 o objetivo foi atingido.

As guerras dos bôeres (ou guerras dos bôers) foram dois confrontos armados na Cidade do Cabo (África do Sul) que opuseram os colonos de origem holandesa e francesa, os chamados bôeres, ao exército britânico, que pretendia se apoderar das minas de diamante e ouro recentemente encontradas naquele território.