Em qual confiar ultrassom ou dum?

Perguntado por: amota9 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Desse modo, os médicos obstetras orientam4 a seguir uma ordem de escolha, que pode ser: Ultrassom realizado nos primeiros três meses de gestação; Data da última menstruação (DUM); Ultrassom realizado entre o 4º e 6º mês de gestação.

Com efeito, a outra forma de avaliarmos a idade gestacional é através da Data da Última Menstruação, ou simplesmente DUM. Todavia, infelizmente em aproximadamente 40% das gravidezes a DUM não é conhecida ou a informação não é confiável.

O ultrassom diz que estou de seis semanas. Dá para confiar? Sim. Quando ele é feito no comecinho da gestação (até a 12ª semana), a margem de erro é de apenas 8%.

Como descobrir a data da concepção pelo ultrassom? Sabendo a idade gestacional, basta subtrair duas semanas e você terá o número de semanas em que ocorreu a concepção. Para não precisar fazer os cálculos de cabeça coloque apenas a data em que o exame foi realizado e a idade gestacional estimada em nossa calculadora.

Tem razão quando diz que médicos diferentes poderão obter resultados diferentes ao medir o seu abdómen. A melhor medição é por ultra-sons, que mostra como o crescimento do bebé corresponde à s suas datas.

Esta regra foi desenvolvida pelo obstetra alemão Franz Carl Naegele. Basicamente o que a regra ensina é que para determinar a data provável do parto você precisa saber a data da última menstruação da mulher, aí basta somar 7 no número do dia e subtrair 3 no número do mês.

Em linhas gerais podemos dizer que no primeiro trimestre da gravidez a margem de erro é de até uma semana. Já no segundo trimestre podemos esperar até 2 semanas de margem de erro. E no fim da gravidez, durante o terceiro trimestre, o erro pode ser de até 3 semanas.

A forma mais comum de saber quando ocorreu a concepção é por meio da data da última menstruação. A fertilização, em geral, acontece duas semanas após o primeiro dia do sangramento.

Ultrassom morfológico
Nesse exame é possível identificar com mais precisão a ocorrência de malformações, como problemas de formação cerebral, fenda labial (lábio leporino), deformações na coluna vertebral, anencefalia e hidrocefalia.

A idade gestacional não é a idade embriológica real do feto, mas é o padrão universal entre obstetras e neonatologistas para discutir a maturação fetal. Idade embriológica é o tempo decorrido desde a data da concepção até a data do parto e é 2 semanas menor que a idade gestacional.

Caso não consiga ver nada no ultrassom de 5 semanas e tiver um ciclo irregular, é indicado esperar mais alguns dias e não se desesperar, pois é muito comum que uma mulher com poucas semanas de gravidez não consiga ver nada, nem mesmo o saco gestacional!

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Normalmente, o médico estima uma data se baseando em um parto de 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação (DUM). Por isso, retira-se 40 semanas da data provável para o parto, para se chegar à data do primeiro dia da última menstruação antes da gravidez.

Ultrassom dá para descobrir quem é o pai? Não, mas o ultrassom serve como um grande aliado para determinar quando o bebê foi concebido. Esse exame, se feito até a 10ª semana de gravidez, pode dar uma data bem precisa de gravidez. Quanto antes realizado, melhor e mais certeiro o cálculo.

3. Com quantas semanas dá para ver o embrião no ultrassom? O ultrassom transvaginal permite a visualização do embrião a partir da quinta semana, quando ele mede cerca de 5 milímetros. Também é possível ver o saco gestacional e a vesícula vitelina, descartando uma gravidez ectópica (nas tubas uterinas).

O método mais simples de calcular a idade gestacional é pela data da última menstruação, a DUM:

  1. Conta-se a quantidade de dias desde o primeiro dia da última menstruação;
  2. Depois disso, divide-se por 7. Assim, sabemos a idade gestacional em semanas;
  3. O resto da divisão é o número de dias.