Em qual cartela do anticoncepcional estou protegida?

Perguntado por: uevangelista . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Na prática, o anticoncepcional começa a fazer efeito a partir do inicio da segunda cartela. É necessário saber que isso é válido tanto para a pílula contínua, que você usa todos os dias; quanto para as de 21 dias, em que é feito uma pausa no uso nos dias da menstruação.

Posso engravidar na pausa de uma cartela para outra? Não, o período de pausa, seja ele de 4 ou 7 dias, não significa que o efeito contraceptivo esteja suspenso. Não é preciso utilizar camisinha na pausa se o anticoncepcional tiver sido tomado de forma correta no ciclo anterior.

Portanto, a pessoa pode engravidar mesmo tomando corretamente a pílula. A prevenção da gravidez precisa de pelo menos 21 dias de remédio para funcionar. Por isso, em situações como essa, é aconselhado aliar a camisinha durante a cartela.

Se a mulher esqueceu de tomar duas ou mais pílulas da cartela e teve uma relação sexual desprotegida neste período, ela deve usar a pílula de emergência e seguir as recomendações dos itens 1, 2 e 3.

Não há sintomas que assegurem que o anticoncepcional esteja fazendo efeito no presente. O ideal é não esquecer das doses e utilizar outros métodos contraceptivos caso haja esquecimento, passe mal ou e tome algum remédio que possa cortar o efeito do anticoncepcional.

Pílula anticoncepcional
A pílula começa a fazer efeito já no primeiro dia de uso, no entanto, deve-se aguardar ao menos um ciclo completo para começar a ter relações sexuais contando com a proteção dela.

Anticoncepcional de 28 dias
Como nos outros anticoncepcionais, no de 28 dias a mulher toma um comprimido por dia até o final da cartela, sempre no mesmo horário, totalizando assim 28 dias com uso da pílula. Quando terminar a cartela, deve-se iniciar outra logo no dia seguinte, sem pausa entre elas.

Qual o risco de engravidar tomando anticoncepcional em horários diferentes? Recomenda-se tomar o anticoncepcional diariamente no mesmo horário para garantir a eficácia e evitar o esquecimento da pílula. Porém, caso seja tomado no prazo de até 12 horas da última pílula as chances são praticamente nulas de engravidar.

No caso das caixas de 28 dias, tomar as pílulas fora da ordem pode implicar em tomar as pílulas de placebo no momento incorreto do ciclo de pílulas, o que aumenta o risco de uma gravidez.

A menstruação é a descamação do endométrio. Portanto, logo após a menstruação não há chance de engravidar pois o endométrio não estará receptivo para óvulo fecundado.

Quanto ao momento do uso da pílula, ele está correto, deve ser feito até 72h após a relação desprotegida, sendo mais eficaz nas primeiras 24h, como você fez. Ou seja, fique tranquila, dificilmente você engravidou nessa relação.

Esquecer de tomar o anticoncepcional pode causar uma lacuna hormonal no seu ciclo. Isso abre chances para uma ovulação que resulta em gravidez.

Anticonvulsivantes como a fenitoína, carbamazepina, fenobarbital, primidona, topiramato, oxcarbamazepina e a lamotrigina são drogas que podem diminuir os efeitos dos anticoncepcionais.

A falha está ligada ao ato de tomar o anticoncepcional de forma irregular. Em pouquíssimos casos, a falha pode ocorrer por má absorção causada por vômitos, diarreia ou uso de algumas medicações que diminuam a absorção do hormônio.

Os médicos dizem que a diferença no número de dias que você toma pílula está na quantidade de hormônio por capsula, mas que o ciclo de 28 dias sempre é seguido. Quando é de 24 a pausa é de 4 dias, quando são 21 pílulas a pausa é de 7 dias.

O Elani 28 é um anticoncepcional hormonal oral combinado de uso contínuo, com 28 comprimidos. A mulher não faz pausa entre as cartelas, ficando em amenorréia, ou seja, não tem menstruação durante o tempo que seu médico indicar (3, 6, 12 meses).

Os anticoncepcionais podem ser de 21 ou 28 comprimidos. O que contém 21, a mulher deve fazer a pausa de 7 dias e retomar a próxima cartela no 8º. Já os de 28 dias há a emenda de uma cartela na outra, ou seja, nesse caso a menstruação não ocorre.

Essa mudança interfere na eficácia da pílula?" Jairo Bouer explica que é importante tomar o anticoncepcional sempre nos mesmos horários, principalmente se a opção é pelas pílulas de baixa dosagem. "As mudanças só podem ser feitas após as pausas entre um ciclo e outro."

Em geral, você precisa tomar a pílula por um período ente 7 e 19 dias antes de estar realmente protegida. E isso vale para o primeiro ciclo, porque se você toma certinho, todos os dias no mesmo horário, a partir do segundo ciclo você estará protegida até durante a pausa do medicamento (se for do tipo que tem pausa).