Em qual braço fica a artéria?

Perguntado por: ltrindade7 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Essa se estende até o fim da articulação do cotovelo. É a artéria mais importante quando se fala em irrigação do braço. Ela inicia seu trajeto medial ao úmero e depois torna-se anterior, chegando a localizar-se entre os epicôndilos do úmero, na fossa cubital.

O braço possui dois grupos musculares: um anterior, que contém os músculos coracobraquial, bíceps braquial e braquial; e um compartimento posterior, que contém o tríceps braquial. Localizada no compartimento anterior, a artéria braquial é a principal artéria do braço.

Por fim, também são muito perigosas e sujeitas a sangramentos fatais as artérias localizadas nas axilas e a braquial ou umeral, na parte superior dos braços, antes dos cotovelos.

A veia braquial comum (VBC) é formada a partir da união de duas outras veias (veia braquial lateral e veia braquial medial). Origina-se no braço e constitui uma importante via de circulação colateral do membro superior, unindo o braço à axila8-13.

veia cava superior

Veias cava
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

Divide-se em 2 compartimentos fasciais (anterior e posterior) e abriga inúmeras estruturas, incluindo o úmero; as artérias braquial e braquial profunda; as veias basílica, cefálica e braquial; os nervos radial, mediano, cubital e musculocutâneo; e os músculos flexores e extensores do braço.

A artéria axilar é responsável por levar o sangue oxigenado para o membro superior, para o ombro e para a região lateral do tórax. É na verdade a artéria subclávia, que muda de nome a partir da margem lateral da primeira costela, e passa assim a ser chamada de artéria axilar.

Possíveis complicações
Dentre as principais, estão trombose, vasoespasmo, embolização, hematomas, infecção local e infecção sistêmica. É importante ressaltar que o enfermeiro é respaldado pelo COFEN a realizar a punção arterial por meio da Resolução COFEN 390/2011.

Começando pelas causas mais graves, o infarto pode desencadear dor no braço esquerdo. Porém, conforme mencionei na abertura do texto, o mais comum é que esse incômodo tenha início no tórax para, só depois, irradiar para o braço. Regiões como pescoço e mandíbula também podem ser afetadas, refletindo a dor no peito.

Em alguns casos, a dor no braço esquerdo pode ser um sintoma de problemas cardíacos. Então, se a dor for acompanhada por outros sintomas, como falta de ar, suor frio ou dor no peito, procure atendimento médico imediatamente.

O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e se irradia para o braço ou ombro esquerdo.

Não há uma única veia no corpo humano que seja considerada fatal por si só. No entanto, há riscos associados a procedimentos médicos envolvendo as veias, incluindo a inserção de cateteres e a coleta de sangue.

Junto com o inchaço, o paciente pode experimentar calor na região, dor ao caminhar ou ao toque, irritação local e vermelhidão na pele. Esse inchaço não ocorre nas duas pernas ao mesmo tempo, uma vez que nem sempre os dois membros são afetados pelo entupimento das veias ao mesmo tempo.

As artérias são vasos sanguíneos que transportam sangue oxigenado do coração para o corpo. As veias são os vasos sanguíneos que trazem o sangue com menos oxigênio e mais gás carbônico dos tecidos e órgãos ao coração.

Vascularização da mão
Todas as artérias se originam de duas artérias principais; as artérias radial e ulnar. Estes dois vasos sanguíneos cursam inferiormente nos lados radial e ulnar do antebraço, respectivamente. As artérias radial e ulnar emitem os seguintes ramos específicos na mão: Arco palmar superficial.

Diferentemente das veias, as artérias possuem mais tecido muscular em sua composição e se localizam mais profundamente no corpo, distante da pele. Elas são formadas pela túnica interna (ou íntima) que está em contato com o sangue, a túnica média e a externa.

As veias do tronco convergem do tórax, abdome e pelve em direção ao coração. O sangue desoxigenado do tórax drena por fim para a veia cava superior (VCS). As principais tributárias torácicas da VCS incluem: o sistema venoso ázigo, as veias pulmonares, a veia torácica interna e as veias cardíacas.