Em quais zonas climáticas se encontra o continente americano?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Em razão da extensão territorial, no sentido norte-sul, o continente sofre influência de duas zonas climáticas: a intertropical e a temperada do sul. Dessa forma, são identificados climas equatorial, tropical, além da presença de clima mediterrâneo e temperado.

Situa-se entre o oceano Pacífico e o mar do Caribe e se divide entre América Central Ístmica e América Central Insular. O clima predominante é o tropical, ao passo que o relevo da região é constituído por montanhas e planaltos.

Os climas da América do Norte dividem-se em: polar, temperado, subtropical, tropical e desértico. Na extremidade boreal do subcontinente, onde há territórios situados para além do Círculo Polar Ártico, predomina o clima polar.

Quase todas as terras da América Latina, estão localizadas na zona climática intertropical; uma porção menor está situada na zona temperada do norte e uma área muito grande localiza-se na zona temperada do sul.

As características físicas da América desenvolvida apresentam vegetações como a tundra com clima frio, floresta temperada, estepe e pradaria com clima semi-árido, vegetação desértica com clima desértico, savana com clima subtropical, vegetação de altas montanhas com clima frio e ausência de vegetação com clima polar.

As zonas térmicas da Terra são:

  • Zona Tropical ou Intertropical: entre os trópicos.
  • Zona Temperada: entre os trópicos e os círculos polares.
  • Zona Polar: entre os círculos polares e os polos.

Existem 4 grandes zonas climáticas:

  • Zona tropical de 0°–23.5°(entre os trópicos) Nas regiões entre o Equador e os trópicos (região equatorial), a radiação solar atinge o solo quase verticalmente ao meio-dia, durante quase todo o ano. ...
  • Sub trópicos de 23.5°–40° ...
  • Zona temperada de 40°–60° ...
  • Zona fria de 60°–90°

O subcontinente apresenta três zonas climáticas distintas. A primeira delas é denominada “terra quente”, presente nas regiões a nível do mar e nas com altitude até 910 m. A segunda é a “terra temperada”, encontrada em áreas de 915 a 1830m. Por último, a “terra fria”, em áreas de até 3.050m.

No que se refere ao clima, a região apresenta vários tipos. O clima tropical predomina no litoral, com temperaturas altas e duas estações bem marcadas: o verão, chuvoso, e o inverno, seco. E nos planaltos, o clima tropical de altitude, com grandes variações de temperatura.

Esse enorme território é dividido em subcontinentes: América do Norte, América Central e América do Sul.

A América do Sul está localizada na porção sul do continente americano. Ela é banhada pelos oceanos Atlântico e Pacífico. Os maiores países em população da América do Sul são Brasil, Colômbia e Argentina. A cidade mais populosa do subcontinente é São Paulo.

Zona Tropical

A maior parte do território brasileiro está situada na Zona Tropical do planeta Terra, caracterizada pela maior incidência de calor.

Como vimos, o território brasileiro está localizado em diferentes zonas climáticas, que é a Zona Tropical (Intertropical) e Zona Temperada Sul.

O continente americano apresenta uma grande diversidade climática. Um dos motivos é a sua grande extensão territorial no sentido norte-sul(latitudinal). Assim, possui quase todos os climas do planeta.

Dada a grande extensão territorial do continente americano apresenta grande variação climática, destacam-se os climas tropicais, subtropicais, equatoriais, desérticos, semiáridos, mediterrâneo temperado, polar, frio de montanha e tropical de altitude.

O continente americano apresenta grandes cadeias de montanhas, rios caudalosos, diversos tipos de clima e grande variedade de paisagens naturais.

O Brasil tem 5 diferentes zonas climáticas: a) Equatorial, b) Tropical Zona Equatorial, c) Tropical Nordeste Oriental, d) Tropical Brasil Central e e) Temperado. A figura a seguir ilustra a diferenciação zonal dos climas existentes no território brasileiro. Observa-se uma clara diferenciação regional.

A) A zona tropical está localizada entre o Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte, e o Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul, e consiste na zona mais quente do planeta.