Em quais regiões do Brasil foram encontradas inscrições rupestres da Pré-história?

Perguntado por: enascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

No Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, região Nordeste do país, abriga o maior e mais antigo acervo rupestre da América. Muitos artefatos localizados lá datam de 50.000 anos e as pinturas rupestre possuem datações entre 17.000 e 25.000 anos.

Pesquisadores anunciaram nesta quarta-feira (13/01) a descoberta da mais antiga pintura rupestre já identificada no mundo. O desenho pré-histórico de um javali selvagem em tamanho natural é datado de pelo menos 45,5 mil anos e foi localizado na ilha de Celebes, na Indonésia.

Os principais sítios de arte rupestre estão localizados na França, norte da Espanha, Itália, Portugal e Alemanha.

4 sítios arqueológicos para conhecer no Brasil

  • Parque Nacional Serra da Capivara – Piauí
  • Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade – Rio Grande do Norte.
  • Parque Nacional do Catimbau – Pernambuco.
  • Sítio Arqueológico Pedra Pintada – Roraima.

Começando com o fascinante O Beijo, uma das pinturas emblemáticas da nossa Serra da Capivara. Mais de mil pinturas rupestres foram descobertas nas imediações da Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Nordeste do Brasil.

Parque Nacional da Serra da Capivara

Considerado o maior sítio arqueológico do País, o Parque Nacional da Serra da Capivara está em crise. O sítio localizado no Piauí, abriga pinturas rupestres de 10 mil anos e é classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Em 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade por abrigar o mais importante patrimônio pré-histórico das Américas e a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo.

Parque Nacional Serra da Capivara

As mais antigas manifestações de arte pré-histórica no Brasil encontram-se no maior parque arqueológico do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13 000 a.C.

No Brasil existem três estilos predominantes na arte rupestre. Os traços geométricos pertencem à tradição agreste. As figuras humanas são a marca da tradição Nordeste. Já as gravuras na pedra formam a tradição Itacotiara.

Explicestava o: O mais antigo fóssil humano encontrado no Brasil, a Luzia, estava localizado no Museu Nacional do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, que foi destruído pelo fogo na noite de domingo dia 02 de setembro de 2018.

O Brasil possui mais de 26 mil sítios arqueológicos cadastrados e reconhece a importância desses bens como representantes dos grupos humanos responsáveis pela formação da identidade cultural da sociedade brasileira.

Parque Nacional do Catimbau

O Parque Nacional do Catimbau é o segundo maior parque arqueológico do Brasil, com mais de 42 sítios catalogados. A área apresenta diversos registros de pinturas rupestres e artefatos, além de possuir cerca de 28 cavernas-cemitério.

Nas paredes da caverna de Leang Tedongnge em Celebes, uma ilha indonésia, está a obra de arte mais antiga do mundo conhecida até hoje: um javali selvagem em tamanho real pintado há pelo menos 45,5 mil anos.

Entre os estados que apresentam antigos vestígios da presença humana podemos destacar primeiramente os estados do Piauí, Minas Gerais e as regiões litorâneas do Centro-sul do país.

Atualmente, a mais antiga e famosa descoberta fóssil da América do Sul é conhecida como Luzia, também localizada em Lagoa Santa, na década de 1970. O esqueleto, descrito pela equipe do arqueólogo Walter Neves, fortaleceu a hipótese de que o continente tenha sido ocupado por diversas correntes migratórias.

São considerados sítios arqueológicos os locais onde se encontram vestígios positivos de ocupação humana, os sítios identificados como cemitérios, sepulturas ou locais de pouso prolongado ou de aldeamento, "estações" e "cerâmicos”, as grutas, lapas e abrigos sob rocha.

As maiores quantidades de pinturas rupestres brasileiras estão localizadas nos parques nacionais. Estes ficam distribuídos em diferentes estados do país, como Pernambuco, Piauí e Minas Gerais, e muitos são considerados patrimônios da humanidade pela UNESCO, além de recebem milhares de visitantes anualmente.

A websérie traz no enredo a trajetória da arqueóloga Niède Guidon, responsável por fazer as primeiras escavações na Serra da Capivara, que revolucionaram o conhecimento sobre a pré-história do ser humano no continente americano.

A arte rupestre é uma das primeiras manifestações culturais da história da humanidade. Por meio de inscrições feitas em cavernas, os homens daquele tempo retrataram suas crenças, seus rituais, suas descobertas e seu cotidiano usando extratos de plantas, carvão, sangue e fragmentos de rochas.

Na 'Toca do Caldeirão dos Rodrigues' foram encontrados vestígios de fogueiras que datam de 18.000 anos. Já no Circuito do Sítio do Meio foi encontrado durante as escavações uma machadinha de pedra polida que data de 9.200 anos e uma cerâmica que data 8.960 anos.