Em quais casos o Batismo é inválido?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Sacerdotes sem autoridade para dispor “à vontade” da fórmula utilizada no ritual. Só as palavras “Eu te batizo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” conferem o batismo na Igreja Católica.

Não são todas as igrejas que o batismo é validado, e sim essas: igrejas orientais ortodoxas, igreja vetero católica, igreja episcopal do Brasil, igreja evangélica de confissão luterana no Brasil e igreja evangélica luterana do Brasil.

A princípio, o batismo nunca deve ser negado, pois é um direito canônico”, explica.

Portanto, é imprescindível que ambos sejam batizados, católicos e, podemos acrescentar aqui, que praticam de fato a sua religião. Pense só, se os padrinhos forem de outra religião ou não forem batizados, não podem cuidar e manter o afilhado dentro dos ensinamentos religiosos da fé católica. É apenas questão de lógica.

O batismo é um mandamento
Embora Jesus tenha vivido uma vida perfeita e sem pecados, Ele também foi batizado para “cumprir toda a justiça” (Mateus 3:15). Ao ser batizado, Jesus demonstrou a todos os filhos de Deus que “[seria] obediente [ao Pai] na observância de seus mandamentos” (2 Néfi 31:7).

Para o batismo de crianças até 6 anos, requer-se que os pais sejam católicos, pelo menos um deles, e tenham participação na comunidade e compromisso de educar os filhos na mesma fé que receberam. Para batizar crianças acima de 6 anos, é preciso que a criança comece a catequese.

A Forma Correta do Batismo
Então imergirá a pessoa na água e depois sairão da água” (D&C 20:73–74). A imersão é necessária. O Apóstolo Paulo ensinou que ser imergido na água e sair dela simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição.

No cristianismo, o batismo com água, tornou-se este sinal. Não recebe-lo pela fé implica em estar ausente do corpo de Cristo. É preciso entender, no entanto, que Batismo é símbolo, e o símbolo não está preso a nada e o ritualismo não pode nunca anular a dimensão da graça de Deus.

Na prática, a CCB prega que o novo nascimento é o batismo, que o ato de aceitar Jesus se dá crendo na doutrina pregada na CCB, e aceitando seu chamado no dia do Batismo (Renata, 29 anos).

A Igreja batiza todo ser humano que ainda não foi batizado. Havendo dúvidas irrespondíveis se a pessoa foi ou não batizada ou se o foi de forma válida, proceda-se o Batismo sob condição, ou seja: “(Nome), se ainda não és batizado(a), eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

- O Batismo pode ser anulado? Não. O Sacramento do Batismo não pode ser anulado, uma vez que ele tem um caráter indelével, ou seja, ele imprime uma marca em cada pessoa batizada que não pode ser apagada.

Sim, é um direito que a Igreja lhes reserva, mas ela pode aceitá-los ou não e até mesmo poderá escolher outros para serem padrinhos.

No final do Evangelho de São Marcos (16,16), Jesus diz: "quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado" e, para algumas pessoas, essas frase é tomada literalmente, ou seja, quem não crer e não for batizado irá direto para o inferno.

Para casar pela Igreja Católica precisa ser batizado? Se um dos dois é católico, este deve ser batizado.

Para os que ainda são solteiros batizar-se não existe impedimento algum, estão legais com a Igreja e com os ensinamentos Bíblicos.