E você que ou é você quem?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Sou eu que ou sou eu quem?
Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito.
Foi ele que ou foi ele quem?
O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número.
É que ou é quem?
Resolução do problema: Quando nos referimos a pessoas, podemos utilizar tanto o pronome relativo “que” quanto “quem”. Cabe ao indivíduo decidir e ter bom senso em não ficar repetindo o “que” em todas as ocasiões, uma vez que este pode se substituído por: quem, o qual, a qual, os quais, as quais.
Como é que se escreve Quem é você?
A forma correta de escrita da palavra é você. A palavra voçê está errada. Segundo as regras ortográficas do português, não se usa ç antes da vogal i e da vogal e para se obter o som s.
Foi você que fez ou foi você quem fez?
Fui eu que fiz
Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.
Foi eu quem fez ou fui eu que fiz?
Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.
QUEM É o QUE É?
Significado de Quem
A pessoa que; o sujeito referido: o bolo foi o pai quem fez. Pessoa não especificada; alguém que: não encontrei quem fizesse o trabalho. locução interjeição Quem dera!
É certo dizer eu que agradeço?
As duas formas estão corretas. Ambas as formas estão corretas. Usadas de forma igual, conforme a preferência do falante: Eu que agradeço!
Que paga ou quem paga?
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu). Como pronome interrogativo, quemadmite verbo no singular ou plural: Quem chegou?
Sou eu quem responde ou responde?
CONCORDÂNCIA. A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."
Foram eles que ou foram eles quem?
Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.
De quem ou de que se fala?
Resposta: Centro da conversa. Explicação: Pois se estamos falando dele/daquilo, este é o centro da nossa conversa.
É correto dizer eu que o diga?
Resposta verificada por especialistas. O pronome da frase "Eu que o diga" é "Eu".
Qual é a classificação do que?
O "que", sem acento, pode ter as seguintes classificações gramaticais: advérbio, conjunção e pronome.