E vio ou viu?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

A forma correta de escrita é Viu de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a vogal “i”. Viu, como forma verbal, é a terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo ver. Você viu isso?

No pretérito perfeito: ver: eu vi, tu viste, ele viu, nós vimos, vós vistes, eles viram.

1 constatou, soube, descobriu, observou, atentou, reparou, notou, reconheceu, captou, entendeu, compreendeu, apercebeu, detectou, considerou, assistiu, testemunhou, olhou, mirou, fitou, fixou, contemplou, admirou, apreciou, presenciou.

As duas expressões, a gente e nós, estão corretas, existem na língua portuguesa e são utilizadas com frequência pelos falantes.

[Regionalismo] No nordeste, a palavra tem o significado de "ok" ou "tudo bem". Exemplo de uso da palavra Viu: - Eu já estou indo pra casa, viu?

Expressão popular usada para definir indignação. Gente, onde já se viu fazer uma coisa dessa? Que horror!

Visualizou vem do verbo visualizar. O mesmo que: imaginou, viu, enxergou, detectou.

A forma mais adequada não é "tasse", mas, sim, tá-se que, no registo informal, é o mesmo que está-se. A forma estar-se não é um verbo, mas antes uma possibilidade do uso do verbo estar, ao qual se – que é um pronome pessoal, o que significa que o verbo é conjugado pronominalmente – só se associa em certas condições.

O verbo “ver”, no presente do indicativo, apresenta a seguinte conjugação: eu vejo, tu vês, ele ou ela vê, nós vemos, vós vedes, eles ou elas veem. Já o termo “ver”, na segunda ocorrência, está no infinitivo.

São sinônimas de: na minha opinião, no meu juízo.

De modo geral, é assim que saberemos quando usar me ou mim: O “me” está sempre acompanhado de um verbo e essa é a principal característica que o diferencia do “mim”. Já o “mim” está sempre acompanhado de uma preposição em vez de um verbo, aparecendo ao final das frases.

Utilizado no final das frases interrogativas diretas, indicando também outros sentimentos por parte do emissor, tais como: surpresa, indignação ou revelando uma expectativa diante de um determinado contexto linguístico. Exemplos: O quê?

São expressões que o povo da Bahia cria que são únicas. Tem coisas que definem tudo. Falar com interjeições como o ôxe, oxente, xen xen xen (oxen, ôxe, ôxe, ôxe).

O 'pai' ou 'papá' é como se fosse 'cara', 'meo'. Por exemplo: 'Vem cá, pai!

QRQ: Manipular mais depressa (Morse). QRR: Transmissão Automática. QRS: Manipular mais lentamente (Morse).

Continuar lendo O que é o Vio?