É vergonhoso ter fimose?

Perguntado por: amoura4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Não precisa ter vergonha. Dependendo do grau da fimose, é normal que dificulte na higiene da glande, e isso é rotineiro no consultório. Agende a consulta com um urologista para avaliar, pois a higiene precária pode ser causa de lesões até cancerígenas no pênis.

Importante: A fimose, se não tratada, pode provocar câncer do pênis e outras doenças, uma vez que o excesso de pele dificulta a higienização correta do local.

A fimose é caracterizada pela dificuldade de expor a glande do pênis e isso pode acontecer na infância, mas também em qualquer idade do homem. Adultos podem desenvolver quadros de inflamações crônicas do prepúcio e isso causar seu estreitamento, provocando a fimose.

Até que idade é normal ter fimose? Em geral, é normal ter algum grau de fimose até os 5 anos de idade. A retração pode acontecer naturalmente muitos anos depois, até na adolescência, mas a partir dos 5 anos recomenda-se ficar de olho junto com o pediatra para decidir sobre o início de algum tratamento.

Quais são os métodos existentes para o tratamento da fimose?

  1. Exercícios específicos no prepúcio. Com a supervisão dos responsáveis, o banho é uma boa hora para cuidados íntimos e para fazer exercícios de retração do prepúcio. ...
  2. Uso de pomada corticoide. ...
  3. Cirurgia com colocação do anel de plástico. ...
  4. Cirurgia de postectomia.

Boa tarde, isso varia muito de urologista para urologista (No geral em torno 1000-3000 reais).

No grau 1, a retração é completa; No grau 2, a pele tem estreitamento na parte atrás da glande; já no grau 3, a exposição é gradual; no grau 4 a retração é muito reduzida, sem a possibilidade de expor a glande. No grau 5, considerada a forma mais grave, não é possível fazer a retração prepucial.

A principal recomendação médica para a fimose é a de evitar ao máximo realizar massagens ou manipulações com o objetivo de aumentar a abertura do prepúcio. Isso pode causar rachaduras e microfraturas na pele que só pioram a condição, abrindo caminho para a entrada de bactérias que podem causar infecção.

Quais problemas a fimose pode causar? A pele que recobre a glande dificulta a higiene correta do pênis e favorece o acúmulo de esmegma –concentração de óleo, sujeira, pele e umidade no órgão sexual. Isso facilita a proliferação de fungos e bactérias, que podem gerar infeções que causam dor, inchaço, mau odor.

Quem tem fimose pode ser pai? A resposta é sim. A presença de fimose moderada não impede o pênis de ejacular, ela apenas pode prejudicar a qualidade da relação sexual, causando desconforto ao invés de prazer. Ou seja, desde que não atrapalhe a ereção, o homem que é portador de fimose consegue ter filhos.

Por outro lado, quando a fimose não é cuidada adequadamente, há risco de complicações, como dor durante o sexo, infecção urinária e maior propensão a contrair infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Como conseguir a cirurgia de fimose pelo Sistema Único de Saúde? Um dos requisitos para fazer a cirurgia de fimose pelo SUS é ter o cadastro no sistema de saúde pública. O cadastro é totalmente gratuito e pode ser feito facilmente pela internet, pelo site ConecteSUS, ou aplicativo, disponível para Android e iOS.

Pós operatório da fimose
Normalmente pode acontecer do paciente ter alguns sintomas no pós-operatório como dor, inchaço, uma mínima saída de sangue e leve dificuldade ao urinar. Entre 10 a 14 dias o pênis começa a desinchar e os pontos vão se soltando.

Cirurgia de fimose: pós-operatório
O retorno ao trabalho, se for alguma atividade sem esforço físico, poderá ser já no dia seguinte. Pacientes que trabalham com graus de esforço variáveis podem requerer atestado de 2 a 5 dias, se necessário.

O freio do prepúcio dobra a glande quando o pênis está em ereção para atingir o colo uterino e o ejaculado sai para a região posterior da vagina. Portanto, o freio não deve ser seccionado na postectomia, exceto se houver indicação precisa, como quando ocorrer dor durante a ereção.

Fimose pode aparecer em qualquer idade. Primária, quando aparece na infância; secundária quando adquirida na adolescência, secundária à processos inflamatórios ou infecciosos. Necessita de seguimento e tratamento, pois se não tratada pode oferecer riscos à saúde do paciente. Marque consulta para melhor avaliação.

Se você consegue abrir o prepúcio por completo, isso é normal. Não importa que a pele volte. É assim mesmo quando o pênis está flácido.

Já quando o garoto é mais jovem e o grau da fimose é menor, o médico pode aconselhar algumas técnicas e até pomadas específicas para que ele consiga liberar um pouco o prepúcio. Mas, de toda forma, não é recomendado tirar a fimose com as mãos, pois isso pode até machucar o garoto.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Vantagens de deixar sem prepúcio, ou seja, fica a glande totalmente descoberta: estudos mostram que reduz risco de contrair DST e previne candidíase local, e facilita higiene local. Eventual melhora de ejaculação precoce é controversa.

Seu médico vai orientá-lo como fazer isso, mas a recomendação geral é que o paciente retire durante o banho e lave a região cuidadosamente com água morna e sabão para remover todo o resquício do primeiro curativo após a cirurgia.