É verdade que TV Box vai acabar?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Na última quinta-feira, a Anatel anunciou que vai bloquear os aparelhos de “gatonet”, conhecidos como TV Box. Essas caixinhas de TV piratas oferecem serviço de televisão por assinatura sem necessidade de o usuário pagar um valor periódico para um provedor de conteúdo.

Segundo informações da Anatel, a expectativa é de que até o início de 2023 a maior seja possível bloquear o IPV da maior parte dos serviços não homologados, ou seja, ilegais. Ferramentas capazes de detectar a conexão com servidores de IPTV irregulares farão com que o serviço seja permanentemente bloqueado.

Como saber se o meu dispositivo é legal ou não? Todos os dispositivos de TV Box legais possuem um selo de homologação da Anatel — que obrigatoriamente deverá estar colado nele, caso não tenha, é considerado pirata.

Mas, de maneira geral, o preço de Smart TV Box fica entre R$ 74,31 e R$ 1.198,00.

Para que serve
Esse acessório serve como um conversor com sistema operacional inteligente – Android TV ou tvOS. Ao conectar à internet, o dispositivo permite o acesso a plataformas de streaming como YouTube, Netflix, Amazon Prime, GloboPlay e muitos outros. É só fazer o download direto pelo aparelho.

Bloqueio remoto de TV box
Desde fevereiro, a Anatel começou a bloquear as “caixinhas” de TV ilegais remotamente por IP. Moisés diz que desde então centenas já foram bloqueados. Sobre os riscos de ter um dispositivo pirata em casa, o conselheiro explica que eles não são certificados e possuem softwares maliciosos.

Grande parte dos modelos de TV Box não tem mensalidade. Mas é preciso ter uma conta ativa para acessar plataformas como Netflix e GloboPlay. Por outro lado, há modelos com mensalidade. É o caso, por exemplo, da Claro TV Box.

Os aparelhos regularizados pela Anatel têm número de certificação, que deve estar exposto na embalagem. Apple TV, Google Chromecast, Xiaomi Mi TV Stick, Amazon Fire TV e Roku Express são alguns dos modelos autorizados pela agência.

No entanto, é importante lembrar que a utilização da IPTV para transmitir conteúdos de TV por assinatura para pessoas que não assinam é ilegal e configura pirataria, o que pode gerar consequências legais para os envolvidos.

É crime sim! Vender esse tipo de aparelho ou fornecer o sinal de IPTV sem pagar pelos direitos autorais é igualzinho ao “gatonet”, mas sem os cabos, e quem pratica esse tipo de atitude pode ser preso. É difícil, mas pode. Sobre o autorAdvogado sim, amo o que eu faço!

Segundo a Anatel, o bloqueio vai acontecer com os servidores centrais que levam os sinais ilegais para a “TV box”. Cada um desses servidores têm um IP, uma espécie de CPF da máquina. O trabalho de bloqueio começa com uma denúncia ou identificação de que os servidores estão fornecendo conteúdo pirata.

Segundo a agência, em equipamentos piratas "foi constatada a presença de software malicioso, capaz de permitir que criminosos assumam o controle do TV box para a captura de dados e informações dos usuários, como registros financeiros ou arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilhem a mesma ...

Amazon Fire TV Stick 4K
Uma das melhores TV Box da lista em custo benefício, este aparelho possui streaming com qualidade de imagem 4K Ultra HD, compatível com HDR, HDR 10, HDR10+, HLG, Dolby Vision. Também oferece suporte de áudio Dolby Atmos. O seu design é stick, conectado à entrada HDMI da tv.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tem combatido o uso de TV Boxes – aqueles aparelhinhos com canais e serviços de streaming – não-homologadas (leia-se: piratas ou “gatonet”). Ações começaram em fevereiro de 2023 e se estendem até a publicação desta lista.

Continuar lendo Vai acabar as TV Box?