É verdade que tristeza causa câncer?

Perguntado por: mramos . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

O estado emocional pode provocar um câncer ou atrapalhar o tratamento? Nunca foi demonstrado cientificamente e de maneira evidente que o estresse psicológico ou a condição emocional (tristeza, por exemplo) das pessoas pode desencadear o surgimento do câncer, ou mesmo acelerar o desenvolvimento de um tumor.

Pessoas com depressão podem ter mais risco de morte por câncer.

A verdade é que o estresse não tem o poder de desencadear o câncer de forma individual, afinal, essa é uma doença multifatorial. Porém, ele pode afetar outras partes do organismo que, com o tempo, podem fazer a pessoa desenvolver algum tipo de câncer.

A tristeza gera em nosso organismo uma diminuição muito notável de energia. Além disso, sentimos a necessidade de limitar nossas relações sociais, que nos incomodam, o barulho pode até nos perturbar, até mesmo o de nosso próprio ambiente se torna algo ruim, e preferimos de longe a solidão.

Pelo menos para o espiritismo, o câncer é como uma tentativa de reequilíbrio, como se fosse um aviso e um pedido de tempo a quem não soube elaborar as emoções da vida e, em muitos casos, achou que daria conta de tudo. Uma doença pode ter um significado muito maior do que se imagina.

A forma como as células se desenvolvem pelo corpo é o grande mistério da doença. Células saudáveis de um órgão só conseguem se desenvolver nele, enquanto as cancerígenas se espalham e se desenvolvem facilmente em qualquer local do corpo, o que se chama de metástase.

O câncer da alma, como gostamos de falar no “Encontrando Vidas”, pode estar na mágoa, no egocentrismo, na falta de paciência, na dependência emocional de pessoas, no carinho não dado, na emoção não demonstrada, no amor não vivido

Os pesquisadores já estabeleceram que pessoas altas têm um risco maior de câncer em geral. Mas o estudo de Nunney sobre populações nos Estados Unidos, Europa e Coreia do Sul mostra que esse é provavelmente o caso porque elas têm mais células onde algo pode acontecer.

Sistema cardiovascular e imunológico. Depressão e estresse estão intimamente relacionados. Os hormônios do estresse aceleram a frequência cardíaca e apertam os vasos sanguíneos, colocando seu corpo em um estado prolongado de emergência. Com o tempo, isso pode levar a doenças cardíacas.

A principal forma de lidar com o medo de, possivelmente ter um câncer, é por meio da prevenção. Entretanto, uma vez que a doença já foi diagnosticada, não é preciso temê-la, pois ela não é mais uma sentença. Hoje em dia, a medicina a encara como um desafio que pode ser vencido.

Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade. Ela também é responsável pelo surgimento de doenças psiconeurológicas e psicooncológicas.

Problemas de saúde geral que podem causar ansiedade incluem:

  • Doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca. leia mais e arritmias cardíacas. ...
  • Doenças hormonais (endócrinas), como hiperatividade da glândula adrenal (hiperadrenocorticismo. A síndrome... ...
  • Doenças pulmonares (respiratórias), como asma.

A Depressão é uma situação de adoecimento. É uma tristeza que não acaba mais. E vem com outros sintomas, como apatia, angústia, ansiedade, desesperança, entre outras.

Ficar sozinho por muito tempo aumenta a liberação do cortisol pelo cérebro, o chamado “hormônio do estresse”. E os efeitos são semelhantes ao de estar estressado: maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, diminuição da imunidade e surgimento de sintomas de depressão e ansiedade.

O Que Você Pode Esperar e Como Você Pode Ajudar
Tremores musculares ocasionais, movimentos involuntários, alterações na frequência cardíaca e perda de reflexos nas pernas e braços são sinais de que o fim de vida está próximo.

A saúde e a doença, por exemplo, estão no espírito e não na matéria, como enxerga a medicina tradicional. "Levamos em consideração a vida passada daquele paciente. Por exemplo, uma criança com leucemia. Temos visto que, em muitos casos, esse espírito precisa passar por essa evolução nesta vida.

Câncer de pâncreas é o mais difícil de curar.

Detectado precocemente, o câncer de mama é mais fácil de tratar e ser curado do que em estágios avançados, quando a doença já está disseminada para outros órgãos. Alguns tipos da doença são também mais tratáveis do que outros.

De acordo com França, o câncer de pâncreas é um tumor que cresce rapidamente e de forma silenciosa, dificultando sua detecção e as chances de cura. Sem tratamento, ele tende a se espalhar por outras partes do corpo, causando a chamada metástase.

Conhecidas como “doenças da alma ou psicossomáticas”, a depressão, ansiedade, medo, pânico e aflição se alojam no corpo causando problemas de pele, gástricos, respiratórios e até mesmo, câncer, tirando a alegria de viver, a fé e a esperança, contaminando todas as áreas da vida.