É verdade que trança quebra o cabelo?

Perguntado por: sapolinario . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

A trança não prejudica os fios”, afirma. “Porém, é importante dizer que algumas pessoas têm tendência a alopecia (queda de cabelo), então não é legal ficar com o cabelo trançado por muito tempo consecutivo”, alerta a especialista.

Independente do tipo, se a trança estiver muito apertada ou for usada durante um longo tempo pode sim causar queda de cabelo. O ato de puxar os fios para entrelaçá-los tende a aumentar a sensibilidade das madeixas, deixando os fios ainda mais frágeis e propícios a cair.

Respeitar o tempo de manutenção das tranças é fundamental
O ideal é nunca deixar passar de 8 semanas e, pelo menos uns 15 dias antes de renovar o penteado, deixar o cabelo natural se recuperar.

É MITO: Fazer rabo de cavalo ou trança não ajuda os fios crescerem, então, não adianta tentar esticá-los à "força".

Aliada das cacheadas, crespas e principalmente de quem está vivendo a transição capilar, as tranças são o refúgio perfeito para quem deseja uma mudança de visual. Elas modernizam o nosso look, nos trazendo força, autoconfiança, e isso sem falar da deliciosa sensação de acordar todo dia com o cabelo pronto e lindo.

Dormir com o cabelo solto é a melhor opção para os fios
Segundo especialistas, a combinação do vai e vem durante o sono e os prendedores de cabelo apertados podem acabar causando fissuras e, consequentemente, mais quebra nos fios.

“Quando for colocar as tranças, o ideal é estar com o cabelo lavado e sem resíduo algum. O mais importante é que ele esteja desembaraçado, assim facilita o trabalho da trancista e contribui para a agilidade do processo”, indica.

Mantenha a raiz do seu cabelo hidratada
Misturo bem e uso essa mistura diariamente, dando algumas borrifadas perto da raiz e espalhando para o cabelo. Não encharco o cabelo, e isso é importante. Você não deve encharcar o cabelo até porque você não quer suas tranças fedendo. Mas essa hidratação é importante.

A alopecia por tração é geralmente causada por penteados distintos, como o uso de rabos de cavalo apertados, coques, tranças apertadas e extensões. O uso prolongado de tais penteados coloca muita pressão na haste do cabelo e no folículo capilar, resultando em perda gradual de cabelo.

6 – Pessoas com o cabelo relaxado podem colocar Box Braids? Pode sim. Mas é importante tomar os devidos cuidados com o cabelo em tranças.

A maior desvantagem das big box braids é quanto à durabilidade: elas, geralmente, duram apenas 6 ou 8 semanas, tempo inferior ao modelo tradicional, que dura, em torno, de 8 a 12 semanas. Outro fator desfavorável pode ser o peso, dependendo do tamanho que você escolher.

Prenda o cabelo
Por mais que não pareça, prender o cabelo em forma de tranças ou rabo de cavalo contribui para acelerar o crescimento dos fios. A pressão natural desses penteados estimula o crescimento, no entanto, para evitar que os fios quebrem, é importante evitar excesso de peso ou pressão.

Para lavar as tranças e o couro cabeludo a expert recomenda um shampoo diluído em água. O produto deve ser borrifado em cada espaço do couro cabeludo e espalhado com uma massagem sutil.

O valor para fazer box braids varia bastante, podendo chegar até cerca de R$ 850. Procure por um valor que caiba no seu bolso, mas que faça um trabalho profissional e de qualidade.

vitamina B7

A que mais se destaca neste quesito é a biotina (vitamina B7), pois sua deficiência pode causar a queda de cabelo e a suplementação ajuda no crescimento; Vitamina C: os radicais livres são moléculas instáveis capazes de causar danos celulares, sendo que o excesso pode deixar o cabelo enfraquecido e sem brilho.

Segundo especialistas, um fio saudável cresce, em média, um milímetro a cada 3 dias ou 1 cm a cada mês, totalizando 12 cm em um ano! Pode parecer pouco, mas não é. O ciclo de vida de um fio de cabelo é complexo e dura em média 2 a 7 anos. Cada cabelo nasce em um bulbo presente nos folículos capilares.

Esse tipo de penteado, além dos significados que carregam consigo, para as mulheres negras são forma de proteção e aceitação diante o impacto direto com o racismo estrutural presente na sociedade, interferindo na sua autoestima, segurança e identidade.

Tranca Ruas, ou Tranca Rua, é uma falange de exus, entidades espirituais presentes na Umbanda e Quimbanda. É considerado responsável pela limpeza astral dos caminhos do mundo.