É verdade que todo número racional é um número natural?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Concluímos então que todos os números naturais são racionais, mas nem todos os racionais são naturais.

Os números racionais são todos aqueles que podem ser representados por uma fração a/b em que a e b são números inteiros quaisquer com b diferente de zero. Esses números são agrupados em um conjunto numérico chamado de Conjunto dos Números Racionais (Q). Q = {a/b, com a e b números inteiros e b diferente de zero}.

Números racionais são os números que podem ser representados por frações de números inteiros, contanto que o denominador seja qualquer número diferente de zero (0). Eles também são formados por elementos pertencentes aos conjuntos dos Números Reais (R), e Números Irracionais (I).

Pertence ao conjunto dos números racionais, qualquer número que possa ser escrito na forma de fração, onde o numerador e o denominador são números inteiros.

Os números racionais são os números que podem ser escritos na forma de fração. Esses números podem também ter representação decimal finita ou decimal infinita e periódica.

Apesar de ser um número natural, ele não foi criado como unidade natural, isto é, não foi criado para a contagem. O zero foi o último número natural a ser criado. Sua origem deveu-se não à necessidade de marcar a inexistência de elementos num conjunto, mas uma concepção posicional da numeração.

Zero é o menor dos números naturais e não é sucessivo de nenhum outro número natural. Dois ou mais números que se seguem na sucessão dos números naturais são chamados consecutivos. Ex.: 12 e 13 são números naturais consecutivos.

Portanto, os números inteiros que não são naturais são todos os negativos além do número zero. Os números inteiros negativos não são naturais ex: -1, -2, -3, etc..

São aqueles que podemos escrever na forma de fração entre números inteiros, com o denominador diferente de zero.

Os Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12...} são números inteiros positivos (não-negativos) que se agrupam num conjunto chamado de N, composto de um número ilimitado de elementos. Se um número é inteiro e positivo, podemos dizer que é um número natural.

O conjunto dos números naturais é formado por todos os números inteiros não negativos. Em outras palavras, todo número que é inteiro e positivo é natural, além disso, como o zero é inteiro, mas não é negativo, ele também é um número natural.

Representado por N, o conjunto dos números naturais possui os seguintes elementos: N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, …} dos números naturais não-nulos, ou seja, sem o zero.

Como os números irracionais são originários apenas dos números que não são passíveis de representação fracionária, isso torna o conjunto de números racionais relativamente maior.

Os número inteiros correspondem aos números positivos, negativos e o 0 (zero). Eles formam um conjunto numérico representado pela letra Z, em referência a palavra alemã Zahlen (números ou algarismos), Z = {... -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4...}.

Números racionais são todos aqueles números que podem ser representados por uma fração. É conhecido como um número racional todo número que pode ser representado como uma fração irredutível. Ao longo da história da humanidade, a ideia de número foi se desenvolvendo gradativamente de acordo com as necessidades humanas.

São números racionais os decimais exatos, as dízimas periódicas, os números inteiros. Já os números irracionais são o oposto disso, ou seja, são os que não podem ser escritos como fração, como citamos, são eles as dízimas não periódicas e raízes não exatas. A dízima 3,12121212…

-se primeiramente o numerador e em seguida a unidade fracionária: meio, terço, quarto, etc. Se o denominador é uma potência de 10, isto é, 10, 100, 1000, ... , -se o numerador acompanhado das palavras décimos, centésimos, milésimos, etc.

Resposta verificada por especialistas
Nessa questão de números decimais, aquele que é maior é o 0,1.

Também falamos em antecessor de um número. 6 é o sucessor de 5. 7 é o sucessor de 6. 19 é antecessor de 20.