É verdade que toda brincadeira tem um fundo de verdade?

Perguntado por: ialmeida . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

É o famoso “toda brincadeira tem um fundo de verdade”: Freud vê no chiste, principalmente o tendencioso, um meio de entender o que se passa no inconsciente daquele indivíduo.

Não é incomum escutarmos que “toda brincadeira tem um fundo de verdade”.

Resposta: O ditado então significa que, para além de haver alguma dose de verdade (sinceridade, etc.) ao se fazer uma brincadeira, há também a necessidade de que tenha o tal fundo de verdade em alguma forma.

"Deixar vir a mim os pequeninos, e não os impeçais, pois dos tais é o Reino de Deus" (LUCAS 18:16).

Ao brincar, além de se divertir a criança desenvolve a memória, a atenção, a imitação, a imaginação, a sua personalidade, a inteligência e a afetividade. Segundo Vigotsky, “O sujeito se constitui ao se relacionar em atividades caraterísticas humanas”.

Qual é a coisa mais estranha ou vergonhosa que já fez por dinheiro? Você já fez cocô nas calças em público? Se pudesse mudar de vida com uma celebridade por um dia, com quem seria? Qual é a maior mentira que já contou para alguém da sua família?

Cada pessoa escreve num papel 3 frases, onde 2 devem ser verdades sobre ela e 1 deve ser uma mentira; Após isso cada uma lê as 3 frases, e as outras pessoas tentam adivinhar qual é a mentira.

Numa brincadeira pode-se até dizer a verdade”, enuncia Freud no seu livro Os chistes e sua relação com o inconsciente. O recurso ao falei de brincadeira ou é de mentirinha pode ser a maneira de uma verdade ser anunciada, através do faz-de-conta: Foi sem querer querendo, como diz o Chavez do programa humorístico da TV.

Brincando, a criança aprende a ter empatia e experimentar diferentes papéis sociais, a ganhar, perder, tentar de novo, seguir regras. Desenvolve ainda a coordenação motora, noção espacial, autoconfiança, estratégia, entre muitas outras habilidades sociais e cognitivas essenciais à nossa presença no mundo.

A Teoria do Fundo trata a empresa como uma unidade operacional, orientada para atividades, como base da contabilidade. Essa área de interesse denominada fundo inclui um grupo de ativos e obrigações e restrições correspondentes, representando funções ou atividades econômicas específicas.

Fundos são uma espécie de “condomínio” de investidores. Eles reúnem os recursos de diversas pessoas, para que sejam aplicados em conjunto no mercado financeiro e de capitais. Os ganhos obtidos com as aplicações são divididos entre os participantes, na proporção do valor depositado por cada um.

Os fundos têm como base ossos e aparas de vitelo, bovino, caça, aves, peixes e ou vegetais acrescidos de aromáticos (ervas, vegetais e especiarias) e podem ser divididos pela coloração, claro ou escuro, e também por seu sabor, peixe, carne, frango, caça ou vegetais.

Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.

19 Assim é o homem que aengana o seu próximo, e diz: Não o fiz eu por brincadeira? 20 Sem lenha, o fogo se apagará, e não havendo adifamador, cessará a contenda. 21 Como o carvão é para as brasas, e a lenha para o fogo, assim é o homem acontencioso para acender rixas.

A Igreja não é contra os videogames, mas pede aos jovens que sejam sensatos em sua escolha de jogos e no total de tempo que gastam com eles. Fomos ordenados a utilizar nosso tempo com sabedoria (ver D&C 60:13). O simples fato de uma atividade ser sadia e divertida não significa que valha a pena realizá-la.

Com relação ao jogo, Piaget (1998) acredita que ele é essencial na vida da criança, pois prevalece a assimilação. No jogo, a criança se apropria daquilo que percebe da realidade. O jogo não é determinante nas modificações das estruturas, mas pode transformar a realidade.