É verdade que tem crocodilo no esgoto?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Mas e nas profundezas? Segundo a lenda, várias pessoas já viram jacarés e outros animais exóticos vivendo dentro das redes de esgoto das grandes cidades. Haveria inclusive relatos de ataques a seres humanos! Mas a real é que é impossível um jacaré ou qualquer outro animal sobreviver dentro do esgoto propriamente dito.

Vivem em ambientes essencialmente aquáticos, como alagados, rios, lagoas e pântanos.

Portanto, não há crocodilos no Brasil em função das espécies da família Crocodylidae não terem conseguido chegar até o continente americano e reproduzir-se. Esse espaço é ocupado pelos jacarés, distribuídos em cinco espécies: o jacaré-negro, jacaré-açú, jacaré do papo amarelo e dois tipos de jacaré-coroa.

Embora sejam muito conhecidos, tanto os crocodilo como os jacarés, cabe ressaltar que há uma grande diferença no comportamento dessas espécies. Apesar de pertencerem à mesma família, o crocodilo costuma ser muito mais agressivo que o jacaré. Isto é devido, em partes, ao seu grande tamanho.

Os crocodilos não possuem predadores naturais, por se tratar de um animal de topo na cadeia alimentar. O maior réptil hoje na face da terra é o crocodilo-de-água-salgada encontrado no norte da Austrália e ilhas do sudeste da Ásia. Os crocodilos, depois das aves, são os parentes mais próximos dos dinossauros atualmente.

Em nosso país, não são encontrados crocodilos, portanto, todos os répteis desse porte existentes aqui são jacarés.

Os jacarés apresentam o focinho largo e arredondado, enquanto os crocodilos têm a cabeça mais afilada. Além disso, os crocodilos apresentam escamas no ventre, chamados de poros glandulares, que os jacarés não têm.

Jacaré-açu (Melanosuchus niger)

Durante o dia costumam ficar às margens de rios, lagos ou açudes, expondo-se ao Sol em grupos, e à noite caçam.

Os jacarés são animais de hábitos noturnos e durante o dia formam grupos para tomar sol. Alimenta-se de peixes, aves e mamíferos.

Jacarés e crocodilos são observados descansando tanto em terra quanto em águas rasas, com metade da cabeça dentro da água e as narinas para fora ou com toda a cabeça debaixo da água, levantando o focinho de tempos em tempos para respirar.

1 – Crocodilo-do-nilo
Como dissemos anteriormente, o crocodilo-do-nilo lidera o ranking da mordida mais forte do mundo.

Animais que só existem no Brasil
Mico-leão-dourado. Tatu-bola. Peixe-boi-da-amazônia. Arara azul.

Purussaurus brasiliensis

O Purussaurus brasiliensis foi o maior crocodilo que já habitou nosso planeta. Conhecido como lagarto do Rio Purus, esse gigante que podia atingir 12 metros de comprimento viveu aqui na América do Sul, na floresta amazônica, e tinha uma mordida ainda mais forte que a de um Tiranossauro Rex.