É verdade que suco de quiabo cura cinomose?

Perguntado por: icrespo8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Segundo uma crença popular que circula na internet, o suco de quiabo pode prevenir ou mesmo curar cinomose e parvovirose. Mas a verdade é que isso é apenas um mito: não existe qualquer comprovação científica de que o alimento realmente funcione como um remédio que combate essas doenças.

Nem ovo cru e nem nenhum outro alimento pode curar a cinomose. Infelizmente, também não existem medicamentos com esse propósito. Como explicamos, o organismo do próprio animal precisa combater o vírus. Por outro lado, a alimentação é muito importante no tratamento contra a doença.

A cinomose pode ser curada, porém, não há medicamentos antivirais eficazes para combater a doença. O tratamento consiste em tratar os sintomas, podendo ser realizado com fluidoterapia e com a administração de antibióticos, antieméticos, anticonvulsivantes e pomadas ou cremes (quando surgem sintomas na pele).

Como aumentar a imunidade do cachorro: 4 passos para uma saúde de ferro

  1. Atividades físicas. Muitas vezes, o cotidiano pode ser bem cansativo. ...
  2. Enriquecimento ambiental. ...
  3. Alimentação. ...
  4. Vacinação e vermifugação.

Se você quer saber como fazer suco de quiabo para cachorro, saiba que essa é uma preparação muito simples. Basta lavar bem um quiabo inteiro, cortar suas pontas e batê-lo no liquidificador com cerca de 200 ml de água. Depois, é só coar e servir para o pet em um recipiente adequado para consumo.

O quiabo cozido para cachorro, sem temperos e gorduras, é a melhor forma de ser oferecido. Outro ponto de atenção é com a quantidade do alimento. O quiabo para cachorro deve ser apenas um petisco, ou seja, oferecido ocasionalmente. O mesmo vale para qualquer item que não seja a ração de cachorro.

Benefícios da água de quiabo
Fortalece os ossos; Pode ajudar na prevenção de anemia; Ajuda no combate a gripes e resfriados; Faz bem para a saúde de gestantes.

Sim, o ovo cru é a forma que mais facilita a digestão do pet. Porém, como não passa pela fonte de calor, o ovo cru tem mais propensão a estar infectado pela Salmonella, uma bactéria que pode causar diversas doenças intestinais. Por isso, se o seu cão tem uma imunidade um pouco mais baixa, prefira cozinhar o ovo.

Ribavirina é um antiviral para tratamento da cinomose canina.

14 dias

1) Quanto tempo dura a cinomose no cão? A cinomose canina dura, em média, 14 dias em cães saudáveis e com uma imunidade boa. Os sintomas geralmente desaparecem após esse período. Já em cachorros debilitados ou com alguma fragilidade, a infecção pode permanecer por um período de dois a três meses.

Quando se depara com um caso de cinomose (suspeita) recomenda-se o tratamento sintomático, e quando atinge o sistema nervoso central, indica-se uso de vitaminas e medicamentos específicos que ajudam na resposta do organismo as lesões do vírus. O que não se sabe é como o vírus está agindo e lesando o Sistema Nervoso.

O frango batido no liquidificador com um pouco de caldo ou o fígado são alternativas nutritivas para alimentar seu cão durante a doença. Nos casos de cinomose é muito comum administrar vitaminas do complexo B ao cachorro, devido ao efeito positivo que tem nos músculos do animal.

A fase terminal da cinomose, e também a mais grave, é o estágio neurológico. Nesse momento, a doença está muito avançada, a ponto de afetar o sistema nervoso do cachorro e comprometer suas funções motoras.

Em muitos casos, os sintomas da cinomose só chamam a atenção do tutor na fase neurológica, quando a doença está em um estágio avançado. A cinomose tem cura, mas quanto mais se desenvolve, mais difícil se torna o tratamento do cachorro com cinomose e maior é o seu sofrimento.

Ofereça alimentos ricos em ferro: o ferro é uma proteína que contribui diretamente com o fortalecimento da corrente sanguínea. É possível que o veterinário indique rações específicas para auxiliar no processo.

biotina

O tratamento com remédio para aumentar a imunidade depende de cada cenário. Existem animais que precisam de um reforço de cálcio, outros de biotina, vitaminas A, B e E, óleos graxos, ou suplementos para cachorro idoso, o que é normal quando o pet já chegou na fase sênior.

No entanto, ele pode sim auxiliar no tratamento, pois o quiabo aumenta a saciedade do cachorro, ajudando-o a ganhar peso para se manter forte, além de auxiliar no sistema imunológico canino. Então, o quiabo ajuda o cachorro com cinomose que perdeu peso e está desidratado.

Por isso, é importante reavaliar se existe realmente a necessidade do animal fazer o consumo do suco de quiabo. Se sua ideia é melhorar o funcionamento do intestino dele, opte em colocar cerca de 20 a 30 gramas de quiabo cozido por semana na dieta do pet.

Também é importante destacar que o cachorro pode comer beterraba, sem problemas, caso esteja saudável. Além dos nutrientes citados, ele vai contar com outro benefício do vegetal, que é a boa quantidade de fibras e de água. Isso ajuda na formação do bolo fecal, favorecendo o trânsito intestinal.

De modo geral, é possível afirmar que os cães podem se alimentar de arroz, tendo em vista que é um alimento que não apresenta nenhuma substância nociva ao animal. Porém, por ser rica em carboidrato, é preciso ficar atento à quantidade oferecida.