É verdade que sinvastatina faz mal?

Perguntado por: rgalvao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 11 votos

O uso da sinvastatina na maioria absoluta das vezes não traz nenhum tipo de prejuízo, mesmo se usada por longos períodos. Os efeitos colaterais mais comuns, mas ainda raros, são mialgias (dores musculares), miosite (inflamação dos músculos) e hepatite medicamentosa.

Este medicamento tem como uma de suas indicações a redução do risco cardiovascular, em outras palavras, diminuir a sua chance de sofrer um infarto ou AVC. Por outro lado pode apresentar efeitos colaterais e não está indicação para todas as pessoas.

A Rosuvastatina e a Atorvastatina são as duas estatinas mais potentes, com maior capacidade de redução dos níveis do colesterol LDL. Sinvastatina, Pravastatina e Pitavastatina têm potência intermediária, enquanto a Fluvastatina e Lovastatina são as estatinas menos potentes.

O uso da sinvastatina na maioria absoluta das vezes não traz nenhum tipo de prejuízo, mesmo se usada por longos períodos. Os efeitos colaterais mais comuns, mas ainda raros, são mialgias (dores musculares), miosite (inflamação dos músculos) e hepatite medicamentosa.

As medicações para colesterol são de uso contínuo, a não ser que você consiga um bom controle com alimentação adequada e atividade física. Se os níveis de colesterol estão controlados devido uso da medicação, se você suspender a tendência a volta a subir. Converse com seu médico sobre isso.

Um dos fatores que mais influenciam no aparecimento de lesão muscular pelas estatinas é a associação com outras drogas. A sinvastatina e a lovastatina são as estatinas que mais sofrem interação medicamentosa capaz de provocar miopatia.

Depende por exemplo se o colesterol está muito ou pouco alto, se o uso da medicação vai ser acompanhado de mudança na alimentação e exercício físico ou se você já teve problemas cardiovasculares, como infarto ou AVC. Dependendo desses fatores, a medicação pode ser utilizada por alguns meses ou pelo resto da vida.

O clofibrato é um remédio utilizado em casos de níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, que deve ser ingerido durante das refeições, para ajudar a regular os níveis de VLDL, LDL e triglicerídeos no sangue.

Olá, não é necessário desmame da sinvastatina. Mas é raro paciente que iniciado o tratamento com estatina irá ter a medicação suspensa. Isso porque o objetivo desse tipo de tratamento está voltado para a redução do risco cardiovascular, sendo para tal um tratamento contínuo.

Depois de quanto tempo fazendo uso de sinvastatina, o colesterol começa a baixar? Começa a baixar logo, mas geralmente o efeito pleno só é atingido depois de vários dias, por isso geralmente quando iniciamos o uso do medicamento repetimos o exame de sangue depois de 60 dias.

Quem tem colesterol alto pode sim comer ovo, mas com moderação. Nutricionistas apontam que ovo é um alimento muito nutritivo, com fonte de proteína e demais nutrientes.

Experimente, para emagrecer, espremer meio limão em um copo de água com adoçante e tomar meia hora antes do desjejum, do almoço e do jantar. Além das propriedades emagrecedoras, o limão ajuda a baixar o colesterol, a desintoxicar e alcalinizar o sangue e ativa o sistema imunológico.

Consumir alguns chás que possuem componentes antioxidantes pode ajudar a baixar o colesterol, confira quais são eles: Chá de alcachofra. Chá mate. Chá dente-de-leão.

Não, a sinvastatina não é contra indicada em pacientes com esteatose hepática. Há inclusive estudos que sugerem ser um medicamento benéfico nessa situação.